Caso ROBERTO JEFFERSON faz bolsa de valores ter a maior QUEDA desde Novembro

Nesta segunda-feira (24), o Ibovespa registrou forte queda. O principal índice da bolsa de valores fechou em perda de 3,27%, a 116.013 pontos. Esta foi a maior redução diária desde o dia 26 de novembro do ano passado, quando tinha recuado 3.39%. Durante o dia, o mercado repercutiu o caso Roberto Jefferson.

Caso ROBERTO JEFFERSON faz bolsa de valores ter a maior QUEDA desde Novembro
Caso ROBERTO JEFFERSON faz bolsa de valores ter a maior QUEDA desde Novembro (Imagem: Montagem/FDR)

No pregão da última sexta-feira (21), o Ibovespa tinha registrado alta de 2,35%, a 119.929 pontos. No acumulado do ano até esta segunda, o índice da bolsa de valores brasileira ainda apresenta alta de 10,68%.

Na sessão desta segunda, os papéis de estatais foram os principais afetados negativamente. A ação que foi mais penalizada foi a do Banco do Brasil, com perda de 10,03%. Outro ativo com resultado adverso na bolsa de valores foi o da Petrobras, com redução de 9,89%.

Já o dólar disparou em relação ao real nesta segunda. A moeda norte-americana apresentou elevação de 3,02%, cotado a R$ 5,3024. Este foi o maior aumento diário desde o dia 22 de abril, quando a moeda tinha registrado alta de 4,04%.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Caso Roberto Jefferson impacta bolsa de valores

Neste domingo (23), Roberto Jefferson, antigo aliado de Jair Bolsonaro, atirou e lançou granadas contra policiais federais. A ação aconteceu após os agentes tentarem cumprir uma ordem de prisão contra ele.

Desde janeiro, o ex-deputado federal estava em prisão domiciliar. A decisão foi tomada após ele ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e por suposto envolvimento com “milícias digitais”.

No entendimento do mercado, a atitude pode afetar negativamente as possibilidades de Jair Bolsonaro vencer as eleições presidenciais contra Luiz Inácio Lula da Silva.

Anteriormente, o mercado apresentou maior otimismo com a possível vitória de Bolsonaro devido às pesquisas eleitorais — que apresentavam um acirramento maior na disputa contra o petista.

O principal índice da bolsa de valores, especialmente dentro do setor de commodities, ainda foi impactado pelos noticiários relativos à China. Neste país asiático, o mercado segue demonstrando temores com desafios futuros a serem enfrentados, como crise imobiliária e restrições rigorosas contra o coronavírus.

Outro ponto de atenção foi a equipe selecionada, no Congresso do Partido Comunista, pelo presidente Xi Jinping. As preocupações são de que eventuais políticas com foco em ideologias podem impactar o crescimento econômico.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile