Estudantes de todo o Brasil se preparam para a realização de mais uma edição do Enem. Há menos de um mês para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, os jovens de escolas públicas e privadas organizam a rotina e o emocional para encarar a avaliação. Esse ano, a aplicação acontece nos dias 13 e 20 de novembro. Abaixo, trouxemos um especialista com dicas para o final dessa jornada. Acompanhe.
O Enem é considerado o maior exame nacional para ingressão nas faculdades públicas e privadas. Por meio dele, os alunos do ensino médio são avaliados para assim ingressarem nos cursos de ensino superior.
Atentos a ansiedade e demanda dos jovens e seus familiares, o FDR convidou a psicóloga do Colégio Motivo, Silvanith Mesquita. Em entrevista exclusiva ao portal, ela traz uma série de dicas para quem está nas preparações finais para a avaliação. Confira:
Há menos de um mês para a realização da prova, como o aluno deve organizar seu tempo com relação aos estudos?
O grande desafio agora é manter a disciplina. Nessa hora, muitas variáveis podem interferir nessa dificuldade de manter a disciplina. Às vezes a ansiedade de estar tão perto da prova, o arrependimento de não ter estudado antes, a pressão é muito grande. Pedir ajuda é o melhor caminho! Conversar com professores, coordenadores é uma boa estratégia para encontrar uma forma mais eficaz e produtiva para essa fase. As palavras de ouro são diálogo e equilíbrio.
Existe uma quantidade de horas mínima ou máxima para revisar os conteúdos diariamente?
Essa é uma pergunta interessante. Mas, a resposta não é simples e diretiva… é muito importante que o estudante se conheça. Autoconhecimento é fundamental para que esse tempo de estudo aconteça com produtividade. Não há uma regra que funcione para todos. O que pode ser uma boa escolha é aproveitar ao máximo os momentos de aula e revisar os pontos vistos diariamente. O tempo necessário para isso, pode variar de aluno para aluno.
Como conciliar o lazer nessa reta final, é preciso distensionar para conseguir fazer uma boa avaliação?
Estar bem preparado para o vestibular não é só dar conta dos conteúdos formais. Estar atento aos fatores emocionais é tão importante quanto. Então, na rotina semanal de estudo, o momento de deleite, de lazer ou autocuidado precisa estar garantido.
O aluno consegue calcular um tempo médio para resolver cada questão do exame?
Para conseguir dominar essa possibilidade é importante um treino anterior. Por isso é tão importante participar de simulados ao longo do ano. Com essa treino em dia, o estudante consegue acompanhar e controlar o tempo de questão com amis conforto.
O que é preciso levar para fazer as provas?
É obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto. O documento pode ser a carteira de identidade. A famosa caneta preta de tubo transparente não pode faltar! Ela é a única permitida para realização das provas.
Quem perdeu o RG, por exemplo, pode substituir por que outro documento?
Carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial.
Onde é possível consultar o local de prova?
Na página do candidato! No mesmo site onde foi realizada a inscrição do exame.
As provas do ENEM digital são mais fáceis que as presenciais? Qual a diferença?
Não há indicativo disso. Não há, portanto, nenhuma diferença em relação ao conteúdo e formato, a não ser pela forma como a prova é aplicada. O INEP garante a isonomia do exame. Todos os candidatos tem condições iguais!
Como funciona os pontos do ENEM? Qual o método para calcular o desempenho na prova?
A pontuação do ENEM bem é diferente pontuação atribuída às provas que o aluno faz ao longo da sua vida escolar… O método escolhido pelo Inep para calcular a pontuação das provas objetivas do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A ideia é que a consistência dos acertos importa mais que a quantidade. O estudante precisa ser coerente com as respostas. Esta metodologia foi escolhida para diminuir os acertos por “chutes”. Resumindo se o estudante acertou apenas as questões fáceis e acertou uma difícil, por exemplo, a metodologia entende que foi um chute. O contrário acontece se o participante tiver consistência nos acertos entre questões fáceis, médias e difíceis.
Quando sai o resultado do ENEM?
A previsão é que estas notas estejam disponíveis em março de 2023.