Vai fazer o ENEM 2022? Especialista traz dicas para se preparar nessa reta final

Estudantes de todo o Brasil se preparam para a realização de mais uma edição do Enem. Há menos de um mês para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, os jovens de escolas públicas e privadas organizam a rotina e o emocional para encarar a avaliação. Esse ano, a aplicação acontece nos dias 13 e 20 de novembro. Abaixo, trouxemos um especialista com dicas para o final dessa jornada. Acompanhe.  

O Enem é considerado o maior exame nacional para ingressão nas faculdades públicas e privadas. Por meio dele, os alunos do ensino médio são avaliados para assim ingressarem nos cursos de ensino superior.  

Atentos a ansiedade e demanda dos jovens e seus familiares, o FDR convidou a psicóloga do Colégio Motivo, Silvanith Mesquita. Em entrevista exclusiva ao portal, ela traz uma série de dicas para quem está nas preparações finais para a avaliação. Confira:  

Há menos de um mês para a realização da prova, como o aluno deve organizar seu tempo com relação aos estudos?  

O grande desafio agora é manter a disciplina. Nessa hora, muitas variáveis podem interferir nessa dificuldade de manter a disciplina. Às vezes a ansiedade de estar tão perto da prova, o arrependimento de não ter estudado antes, a pressão é muito grande. Pedir ajuda é o melhor caminho! Conversar com professores, coordenadores é uma boa estratégia para encontrar uma forma mais eficaz e produtiva para essa fase. As palavras de ouro são diálogo e equilíbrio. 

Existe uma quantidade de horas mínima ou máxima para revisar os conteúdos diariamente?   

Essa é uma pergunta interessante.  Mas, a resposta não é simples e diretiva… é muito importante que o estudante se conheça. Autoconhecimento é fundamental para que esse tempo de estudo aconteça com produtividade. Não há uma regra que funcione para todos. O que pode ser uma boa escolha é aproveitar ao máximo os momentos de aula e revisar os pontos vistos diariamente. O tempo necessário para isso, pode variar de aluno para aluno. 

Como conciliar o lazer nessa reta final, é preciso distensionar para conseguir fazer uma boa avaliação?   

Estar bem preparado para o vestibular não é só dar conta dos conteúdos formais. Estar atento aos fatores emocionais é tão importante quanto. Então, na rotina semanal de estudo, o momento de deleite, de lazer ou autocuidado precisa estar garantido. 

O aluno consegue calcular um tempo médio para resolver cada questão do exame?  

Para conseguir dominar essa possibilidade é importante um treino anterior. Por isso é tão importante participar de simulados ao longo do ano. Com essa treino em dia, o estudante consegue acompanhar e controlar o tempo de questão com amis conforto.  

O que é preciso levar para fazer as provas?  

É obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto. O documento pode ser a carteira de identidade. A famosa caneta preta de tubo transparente não pode faltar! Ela é a única permitida para realização das provas.  

Quem perdeu o RG, por exemplo, pode substituir por que outro documento?   

Carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. 

Onde é possível consultar o local de prova?  

Na página do candidato! No mesmo site onde foi realizada a inscrição do exame. 

As provas do ENEM digital são mais fáceis que as presenciais? Qual a diferença?  

Não há indicativo disso. Não há, portanto, nenhuma diferença em relação ao conteúdo e formato, a não ser pela forma como a prova é aplicada. O INEP garante a isonomia do exame. Todos os candidatos tem condições iguais! 

Como funciona os pontos do ENEM? Qual o método para calcular o desempenho na prova?  

A pontuação do ENEM bem é diferente pontuação atribuída às provas que o aluno faz ao longo da sua vida escolar… O método escolhido pelo Inep para calcular a pontuação das provas objetivas do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI).  A ideia é que a consistência dos acertos importa mais que a quantidade. O estudante precisa ser coerente com as respostas. Esta metodologia foi escolhida para diminuir os  acertos por “chutes”. Resumindo se o estudante acertou apenas as questões fáceis e acertou uma difícil, por exemplo, a metodologia entende que foi um chute. O contrário acontece se o participante tiver consistência nos acertos entre questões fáceis, médias e difíceis. 

Quando sai o resultado do ENEM? 

A previsão é que estas notas estejam disponíveis em março de 2023. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.