- O 2° turno das eleições acontecerá no mesmo horário para todo o país;
- O TSE incentiva quem não compareceu no 1° turno a votar no novo pleito;
- Documento de identificação é obrigatório para votar.
No próximo dia 30 de outubro acontece em todo Brasil o 2° turno das eleições, o principal cargo em disputa é o de presidente da República. Mas em pelo menos 12 estados os eleitores também terão que optar pelo candidato a governador que achar ser a melhor opção. O voto é obrigatório para pessoas que têm entre 18 e 69 anos, por isso, estar atento as regras deste dia é muito importante.
Embora o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) esperasse 156 milhões de brasileiros no primeiro turno, houve abstenção de 32,4 milhões de pessoas. Isto é, aqueles que estavam com o título de eleitor em dia, eram obrigados a votar, mas ainda assim optar por não comparecer aos locais de voto. Por isso, a campanha agora é de incentivo a participação no 2° turno das eleições de 2022.
Participar das eleições não significa necessariamente escolher um candidato como o seu preferido. No dia 2 de outubro, por exemplo, foram 5,4 milhões de votos brancos e nulos, o que equivaleu a 4,4% do total de votos depositados nas mais de 472 mil seções eleitorais apuradas.
Ainda que sem escolher um nomo preferido, ao participar do 2° turno das eleições o cidadão cumpre com a sua obrigação, dessa forma, fica em dia com os compromissos com a Justiça Eleitoral. Vale dizer, no entanto, que é importante escolher um nome a votar, a fim de que seu desejo seja expressado e que a mensagem que os brasileiros querem passar chegue aos governantes.
Quem não precisa votar?
De acordo com o TSE o voto é obrigatório para quem tem de 18 a 69 anos, isso significa que a participação é facultativa para aqueles que:
- Têm de 16 a 17 anos;
- Têm acima de 70 anos;
- São analfabetos.
Embora não sejam obrigados a votar, a escolha dos grupos acima são contabilizadas e os votos são válidos. Inclusive, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve considerar a participação nas eleições deste ano como prova de vida a partir de 2023, independente de quem o eleitor escolha votar.
Onde consultar o local de votação no 2° turno das eleições?
O local de votação do 2° turno das eleições permanece o mesmo do primeiro turno. O que muda agora é apenas o número de cargos que serão votados, sendo que em 12 estados os governadores serão escolhidos, e em todo o restante do país o ocupante da cadeira de presidente da República será definido.
Quem está em dúvida sobre onde vai votar pode consultar em:
- Site do TSE no portal “Autoatendimento do Eleitor”;
- No App e-Título;
- No título de eleitor impresso.
Data e horário para votar no 2° turno das eleições
Vale estar atento, principalmente, ao horário de votação no 2° turno das eleições. Isso porque, somente poderão participar aqueles que estiverem dentro da escola até o horário estabelecido. O fechamento dos portões vai cumprir a ordem do TSE para todo país.
- Data: 30 de outubro de 2022;
- Horário: Das 08h00 até 17h00 seguindo o horário de Brasília para todo o país.
Quem não votou no 1° turno pode votar neste?
Sim! O TSE inclusive incentiva que aqueles que não participaram do primeiro turno, compareçam para votar no 2° turno das eleições. Mesmo que o cidadão ainda não tenha justificado sua ausência no dia 2 de outubro, a presença no dia 30 está autorizada.
Somente não poderão participar aqueles que estão em dívidas com a Justiça Eleitoral. Para saber qual sua atual situação, basta consultar a em “Autoatendimento do eleitor”, depois “Atendimento do eleitor” e “Consulte a situação do título eleitoral”.
Documentos necessários para votar
Ao comparecer até a seção eleitoral, o eleitor precisa se identificar. Para tanto será necessário mostrar um documento para votar no 2° turno das eleições 2022. Dessa forma, os mesários poderão registrar nos documentos que o cidadão compareceu para para este pleito.
São aceitos documentos oficiais com foto, como:
- Documento de identidade (RG);
- Carteira de Trabalho;
- Passaporte;
- Carteira de identificação de classe trabalhadora;
- e-Título;
- e-Título + documento com foto para quem não tem a biometria cadastrada;
- Título de eleitor impresso.
Onde haverá 2° turno das eleições para governador
Em 12 estados do país haverá 2° turno das eleições para governado do estado. Nesta situação primeiro o eleitor deve digitar os dois números para escolha do cargo de governador. Em seguida, deve ser digitado o número do candidato a presidente do país.
Este método será valido para:
- Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)
- Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)
- Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)
- Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
- Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
- Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)
- Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
- Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)
- Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
- São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)
- Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)