PENTE FINO do INSS: veja como descobrir se o seu benefício será cancelado

Pontos-chave
  • 1. Novo pente fino do INSS será iniciado;
  • 2. Quem terá o benefício revisado;
  • 3. Como acontece a notificação do INSS

A Previdência Social é alvo constante de fraudes em relação aos seus benefícios. Para fazer a verificação da regularidade dos seus aposentados e pensionistas, o INSS realiza um procedimento chamado pente fino. Assim, são identificados e suspensos pagamentos inadequados.

PENTE FINO do INSS: veja como descobrir se o seu benefício será cancelado
PENTE FINO do INSS: veja como descobrir se o seu benefício será cancelado (Imagem: FDR)

Está previsto para ter início em breve um dos maiores pente-fino já feitos pelo sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa é uma das formas mais assertivas que a Previdência tem de manter seus pagamentos para quem realmente tem direito. 

Anualmente o sistema é alvo de várias fraudes e tentativas de golpe. Como seu sistema abarca um número muito grande de pessoas, é complicado fazer essa vistoria em tempo integral. Por isso os chamados pente-fino são tão importantes para o bom funcionamento do sistema previdenciário. 

Além dessa ferramenta, o INSS também vem implementando novas melhorias e medidas de segurança. Sistemas de senha com verificação múltipla, menor intervalo entre perícias e suspensão de benefícios em atividades suspeitas. 

Essas questões são levadas em consideração pelo volume de dinheiro movimentado dentro da Previdência Social. Neste ano, foi estudado que o sistema previdenciário tem mais de 35 milhões de segurados que dependem do seu valor mensal. Se as contas não forem devidamente monitoradas, um montante muito alto pode ser perdido. 

Essa necessidade de incremento na segurança também funciona para poder aceitar com mais facilidade novos pensionistas e aposentados. Como a demanda pelos benefícios cresce a cada ano, é importante ter caixa para realizar os pagamentos mensais e também dos servidores.

Com o pagamento de novos trabalhadores, os processos de perícia e revisão de documentação podem ser acelerados. Isso beneficia bastante os segurados que esperam bastante tempo para conseguir ter acesso aos seus direitos.  

Quem pode ter o benefício do INSS suspenso

O próximo procedimento de pente fino ainda não tem data para ser iniciado. Porém, a previsão é de que esse período de revisões dure 180 dias, o que se aproxima de seis meses de análises sobre os benefícios. A portaria MTP 2.965 indicou que os benefícios com indícios de irregularidades serão investigados.

A parcela de aposentados e pensionistas que mais será visada durante esse processo do INSS será quem recebe benefício por incapacidade. Por terem algumas regras mais específicas, esse grupo será melhor analisado pelos servidores para verificar sua regularidade. 

Os beneficiários do auxílio por incapacidade temporária, conhecido anteriormente como auxílio doença devem estar preparados. O pente fino irá verificar especialmente os segurados que estão a mais de seis meses sem passar por uma perícia médica. 

Também é levado em consideração na revisão a existência ou não, de uma data de cessação definida previamente. Ou mesmo a indicação para uma reabilitação profissional. Sem esses dados o benefício pode ser considerado irregular e o segurado será convocado para justificar.  

O segurado que recebe o auxílio acidente também terá seu benefício revisado pelo pente-fino do INSS. Caso seja verificado que o benefício está sendo pago mesmo com irregularidades de seu segurado, o valor pode ser suspenso. 

E o último grupo que está na mira desse novo processo de revisão é quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O caso é voltado especificamente para aqueles que ainda não realizaram perícia médica nos últimos dois anos. 

Notificação durante o pente fino da Previdência

O novo pente fino do INSS irá analisar os benefícios por ordem de idade. Primeiro serão convocados os beneficiários mais jovens e, em um segundo momento, os de uma faixa etária maior. É importante estar atento a essa comunicação para não ter o benefício suspenso. 

 Para saber se foi chamado, o segurado precisa estar atento aos canais de comunicação da Previdência Social. Confira os canais que podem ser utilizados para comunicar o beneficiário:

  • Mensagem de celular, também chamada de SMS
  • Carta simples enviada ao endereço cadastrado como residência 
  • Correspondência enviada para o endereço que o segurado cadastrou como residência
  • Informativo na plataforma do Meu INSS, através do site ou aplicativo
  • Verificando um caixa eletrônico do banco no qual o segurado recebe o seu benefício

É importante saber que o INSS não entra em contato via ligação ou aplicativos de mensagem, como WhatsApp. Então, caso o segurado receba esse tipo de comunicação, deve ignorá-la, pois pode se tratar de um golpe. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.