A pandemia do coronavírus fez com que a população no geral tivesse que adotar novos hábitos. A partir disso, as novas maneiras de se comportar e consumir impulsionaram as compras pela internet.
Diante do isolamento social imposto pela COVID-19, a busca por serviços remotos, a um clique de distância, foi expressiva. Após o fim das restrições e a retomada econômica, muitos consumidores continuaram a comprar pela internet.
De acordo com a a 46ª edição do Webshoppers, divulgada recentemente, a pandemia impulsionou em larga escala o crescimento do e-commerce no Brasil, e houve crescimento acentuado em setores de compras, com destaque para Alimentos e Bebidas, que teve um crescimento de 12% apenas no primeiro semestre de 2022.
“O segmento que mais cresceu foi o de supermercados, as pessoas estão fazendo cada vez mais esse tipo de compra pela internet. Outra categoria que teve crescimento foi a de perfumaria e cosméticos, além de produtos de bebê e de higiene e saúde. Ou seja, identifica-se que houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou não mais a comprar apenas por preço mais em conta, ou por sonhos de consumo, e passou a consumir produtos do dia a dia de forma virtual”, avalia Rodrigo Garcia, diretor da Petina Soluções em Negócios Digitais.
Neste sentido, Rodrigo listou 3 novos comportamentos na hora de comprar online:
Dia da semana “queridinho” para compra
Segundo o Webshoppers, a maioria dos consumidores faz suas compras durante a semana – principalmente na terça-feira- e ocorre uma queda no final de semana.
Expectativa do consumidor
A experiência de compra foi um ponto importante na mudança de comportamento. Antes da pandemia, muitas pessoas optavam pelo comércio físico por conta da demora na entrega das aquisições via e-commerce. Mas, com a pandemia, a necessidade de atender à demanda fez com que esses prazos se encurtassem.
Influência das redes sociais
Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais influenciam o comportamento das pessoas a todo momento, e nas compras isso não é diferente. Antes de comprar algum item, é comum procurarmos opiniões de outros sobre o produto.
Petina
Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais.
São mais de 400 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Grupo DOK, Ortopé, Livraria Companhia das Letras, Procópio Esportes, Atlhetica Nutrition, MyShoes, Nike, MAM Baby, Reserva, Copag, Mormaii, Monte Carlo, Puket e etc. Eleita melhor consultoria pelo Mercado Livre em 2021 e 2022.