Servidores públicos do RS receberão 13º antecipadamente. Confira calendário

Em entrevista coletiva, o Governador do RS anunciou o pagamento antecipado do 13º para os servidores públicos. Estado vive uma regularização nos pagamentos desde 2020 após meses de atrasos; confira as datas.

Servidores públicos do RS receberão 13º antecipadamente. Confira calendário
Servidores públicos do RS receberão 13º antecipadamente. Confira calendário (Imagem: FDR)

Na última segunda-feira, 17, o Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, concedeu uma coletiva de imprensa juntamente com o procurador-geral Eduardo Cunha da Costa e o secretário da Fazenda Leonardo Busatto. Durante sua fala o governador anunciou a antecipação do pagamento do 13º dos funcionários públicos estaduais.

O pagamento deve ser iniciado no mês do servidor público, comemorado no dia 28 de outubro. Para o governador essa é uma das formas de valorizar o trabalho desses profissionais.

“Só quem vivenciou os prejuízos causados pelas dificuldades históricas do Estado compreende o valor desse momento que é elementar, mas ao mesmo tempo tão importante para a vida pública gaúcha e para a normalidade financeira que um Estado precisa ter, sem gastos adicionais para o Tesouro, o que trazia mais desequilíbrio entre receitas e despesas”, afirmou ele em sua fala.

Antecipação do 13º no RS

O pagamento deve ser feito em duas parcelas, conforme a tabela abaixo; com essa antecipação a quitação do 13º acontece 20 dias antes do prazo legal.

  • 1ª parcela (Folha mensal outubro): 31/10
  • 2ª parcela (Folha mensal novembro): 30/11
  • Folha mensal dezembro: 29/12

O governo prevê que o pagamento dessas duas parcelas injete R$ 1,5 bilhão na economia do Estado. O RS vive um momento em que as finanças estão mais bem organizadas depois de passar 57 meses com pagamentos em atraso.

 “Assim como o pagamento em dia da folha, que vem ocorrendo desde novembro de 2020, a quitação do 13º é resultado da reestruturação das finanças do Estado. Este é mais um dos pagamentos regularizados no Estado, como aos hospitais, compras de medicamentos, fornecedores, aluguéis e repasses para municípios. Pelo volume, a folha do 13º representa um grande desafio de gestão de fluxo de caixa para o Tesouro do Estado”, afirmou o secretário da Fazenda, Busatto.

Essa antecipação foi possível graças a um planejamento de fluxo de caixa que reduziu a geração de novos gastos e possibilitou uma reserva para o pagamento.

Além do pagamento do décimo terceiro salário, todas as despesas do Executivo serão pagas em dia até o final desse ano, afirmou o secretário.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.