13º salário: COMO usar seu dinheiro de forma consciente? Veja dicas!

Em tempos de crise econômica, pagamento do 13º salário requer cautela dos brasileiros. Normalmente o benefício é utilizado para aquisições extras ou até mesmo fomentar a poupança. No entanto, este ano será preciso tomar cuidado para evitar desperdícios. No texto abaixo, saiba como gastar seu dinheiro de forma consciente.

13º salário: COMO usar seu dinheiro de forma consciente? Veja dicas! (Imagem: FDR)
13º salário: COMO usar seu dinheiro de forma consciente? Veja dicas! (Imagem: FDR)

O 13º salário é um dos benefícios mais aguardados pelos trabalhadores. Por meio dele, a população consegue ter acesso a um pagamento duplo no mês de dezembro.

Seu valor final varia de acordo com a faixa salarial e também com o tempo de serviço prestado, mas tem como base o atual piso nacional de R$ 1.212.

Atenção as dívidas

Para quem está com boletos em aberto, o abono de natal deve ser visto como uma oportunidade para quitação de tais contas. Nesse caso, recomenda-se que o cidadão utilize a quantia para sanar todos os débitos e assim evite ter o nome sujo.

Atualização do cartão de crédito

Outra medida que também pode ajudar na finança é a antecipação ou redução das parcelas do cartão de crédito. Isso permitirá que você comece o ano de 2023 com o orçamento mais aliviado e não precise destinar parte significativa do salário para pagar serviços já utilizados em 2022.

Criar um teto de gastos

Quanto maior a quantia em caixa, mais tende-se a gastar. Evite utilizar todo o décimo com despesas ou compras vistas como desnecessárias. O ideal para isso é criar um teto de gastos e assim você saberá o limite do valor recebido que poderá ser desperdiçado. A quantia restante deixe reservada em sua poupança para possíveis emergências.

Despesas tributárias

Outra oportunidade para usar o décimo é para pagar os impostos. Com o fim do ano significa que novas cobranças referentes ao IPVA e ao IPTU virão, se você já tiver a quantia em mãos poderá ajudar a respirar mais aliviado quando os carnês chegarem ao prazo de validade.

Material escolar

Por fim, recomenda-se ainda que para quem tem filhos o benefício seja utilizado na hora das compras escolares. Adquirir os produtos agora lhe custará um valor menor, já que ainda não é alta temporada para esse mercado. Ou seja, você pagará menos e já iniciará o ano com o planejamento organizado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.