Proprietários deste tipo de veículo terão DESCONTO no IPVA em 2023

Durante a Expo Fenabrave, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou que os proprietários de carros elétricos terão um desconto de 50% no valor do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), independentemente do valor do veículo. Também serão abrangidos carros híbridos e os movidos a hidrogênio.

São Paulo vem investindo muito em abatimentos e já ofertava desconto no IPVA para proprietários de carros elétricos. A partir de agora, o desconto no imposto que era restrito para carros elétricos de até R$150 mil, passa a valer para todos os preços. 

Este abatimento só é válido para carros adquiridos e emplacados na cidade de São Paulo. “Pessoas que adquirirem veículos elétricos na cidade de São Paulo, e que os emplacarem aqui, terão direito ao desconto da parte que caberia ao município”, disse o prefeito Ricardo Nunes. No evento ele disse ainda que tem a intenção de substituir cerca de 30% da frota de ônibus (2,6 mil unidades) por veículos elétricos até 2024. 

Carros elétricos em alta 

São fortes os investimentos realizados pelo mercado automotivo em veículos elétricos. Grandes empresas como a Xiaomi entraram neste segmento. Mesmo que este segmento esteja crescendo ano a ano, o preço ainda é um impeditivo para grande parte dos brasileiros.

Mesmo que esta iniciativa do prefeito de São Paulo seja interessante, ela só será aproveitada põem pessoas com alto poder aquisitivo, uma vez que os preços de veículos elétricos passam dos R$100 mil.

É esperado que a partir do avanço da tecnologia e da popularidade deste tipo de veículo, os preços comecem a cair. 

Diante do aumento deste mercado no Brasil, companhias como Shell e Volkswagen estão investindo em redes de eletropostos, para assim criar uma malha de abastecimento e suprir a demanda dos proprietários de veículos elétricos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.