BPC pode ser ampliado e incluir novos beneficiários. Descubra quem tem direito a salário mínimo

Foi aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Câmara dos Deputados, uma proposta que dispõe sobre a ampliação do limite de renda para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, o recurso paga um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência (PCD)

BPC pode ser ampliado e incluir novos beneficiários. Descubra quem tem direito a salário mínimo
BPC pode ser ampliado e incluir novos beneficiários. Descubra quem tem direito a salário mínimo. (Imagem: FDR)

O foco do BPC é atender idosos com idade a partir de 65 anos e PCDs de qualquer idade, desde que ambos se enquadrem na categoria de baixa renda. A renda mínima para aquisição ao BPC deve ser de 1/4 do salário mínimo

No entanto, após a sanção da Lei nº 14.176, no dia 22 de julho de 2021, em casos excepcionais, a renda familiar per capita pode chegar a meio salário mínimo, condicionado às seguintes situações:

A concessão do BPC só será possível depois que outros elementos probatórios da condição de miserabilidade e da situação de vulnerabilidade do requerente sejam avaliados. Portanto, será levado em consideração:

Como solicitar o BPC?

Para solicitar o BPC, o interessado deve dirigir-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência e se inscrever no CadÚnico.

Em seguida, o requerente pode entrar em contato pelo 135, ou procurar uma agência do INSS, ou entrar no site/aplicativo do Meu INSS e preencher o formulário corretamente, adicionando todos os documentos solicitados pela plataforma.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile