Os 90 mil colaboradores e os cerca de 30 milhões de clientes pessoa física do Itaú terão acesso a funcionalidades do iniciador de pagamentos. Dividida em duas fases seguidas, a funcionalidade começou a ser disponibilizada no último dia 14 para todos os funcionários do banco. Já a segunda e última fase deve terminar em 14 de novembro e é voltada os clientes pessoa física.
Quando a segunda etapa for finalizada, todos os clientes e funcionários poderão efetuar transferências via PIX no aplicativo do Itaú utilizando saldos disponíveis em outras instituições financeiras. No futuro, esta funcionalidade também será liberada para empresas.
O iniciador de pagamentos otimiza o processo de pagamento, ao levar o usuário de forma automática para finalizar a transação.
“O cliente vai poder usar o Itaú para fazer a gestão de suas contas em outras instituições com maior facilidade. Nossa ambição é nos tornarmos o principal canal de gestão financeira por escolha de nossos próprios clientes”, disse ao Fintechs Brasil Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú Unibanco. O banco recebeu a homologação do Banco Central para operar a modalidade no mês de abril deste ano.
Neste início, o iniciador de pagamentos será disponibilizado para um número menor de clientes e colaboradores. Esta também é uma fase de validação e experimentação, com a participação de poucas pessoas e transações para assegurar a melhor experiência e jornada de iniciação. “O iniciação de pagamentos está sendo lançada após uma etapa importante de estudos e testes para garantir segurança e praticidade”, finalizou Cavagnoli.
De acordo com o Banco Central, o Open Finance é também reconhecido como sistema financeiro aberto. É uma tecnologia que permite aos clientes de produtos e serviços financeiros o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central.
Itaú Unibanco
O Itaú Unibanco se define como um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Está presentes em 18 países e temos mais de 65 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos.