Brasil terá CARTÃO de crédito que fala. Entenda tudo sobre a novidade BIZARRA

Com a proposta de oferecer acessibilidade aos deficientes visuais, a empresa Thales comunicou que lançará, no Brasil, um cartão de crédito que fala. O voice card se conecta a smartphones via Bluetooth, que indicará ao cliente dados sobre a compra no estabelecimento.

Brasil terá cartão de crédito que fala! Entenda tudo sobre a novidade bizarra
Brasil terá cartão de crédito que fala! Entenda tudo sobre a novidade bizarra (Imagem: Montagem/FDR)

Por meio do cartão de crédito que fala, o consumidor poderá ouvir qual será o valor inserido na maquininha de cartão pelo comerciante. O produto, que está em projeto-piloto, deve ser lançado no próximo ano.

Diante dessa funcionalidade, os deficientes visuais poderão ter mais segurança no momento das compras. De acordo com uma pesquisa feita pela Handsome and Ethik Connection, na França em 2019, aproximadamente 89% desse grupo de pessoas chegou a sofrer erros ou fraudes ao pagar por compras.

Ao Mobile Time, o head de vendas para bancos e pagamentos da Thales no Brasil, Gustavo Daniel, explica que, quando o cartão de crédito é inserido na maquininha de cartão, se conecta ao smartphone — e transfere as informações. A partir disso, o cliente consegue ouvir o valor.

Ao realizar uma compra, uma descrição de cada fase — a quantia, validação de PIN, tentativas que faltam na hipótese de PIN incorreto, a transação finalizada com sucesso — é criptografada e direcionada pelo cartão para o smartphone do cliente.

O cartão de crédito que fala ainda pode ser utilizado na modalidade de pagamento por aproximação. Apesar disso, neste caso, não será possível ouvir o valor da transação.

Cartão de crédito que fala está sendo desenvolvido com um emissor

O teste piloto do cartão de crédito que fala vem sendo conduzido em parceria com um emissor. Apesar disso, a companhia prefere, por enquanto, não divulgar o nome da empresa parceira.

No Brasil, a Thales ainda também vem inovando com o “cartão biométrico”. Ainda em período de teste piloto, o produto conta com um sensor para leitura de impressão digital. Dessa forma, não seria necessária a utilização de senha. Ainda não existe uma previsão de oferta do item no país.

Ao longo da história da empresa, diversas evoluções da indústria foram acompanhadas — como o surgimento de cartões com NFC. A companhia também seguiu a evolução da implantação de materiais mais sustentáveis no desenvolvimento de cartões.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.