ESTE GRUPO não pode resgatar lucro do FGTS. Entenda os motivos

A distribuição do lucro do FGTS referente ao ano base de 2021 foi encerrada pela Caixa Econômica Federal. Foram distribuídos cerca de 13,2 bilhões para os trabalhadores com saldo positivo. Basta que as contas estivessem vinculadas ao fundo até o último dia do ano passado.

ESTE GRUPO não pode resgatar lucro do FGTS. Entenda os motivos
ESTE GRUPO não pode resgatar lucro do FGTS. Entenda os motivos (Imagem: FDR)

Porém, o saque desse valor só está disponível para alguns casos específicos. O FGTS funciona como uma garantia de montante acumulado para trabalhadores poderem ter segurança em caso de demissão. Apenas os beneficiários encaixados nas regras previstas em Lei podem realizar o saque.

A retirada do valor está disponível para: trabalhadores demitidos sem justa causa, aposentadoria, compra de imóvel próprio, doenças graves e casos excepcionais. Outra possibilidade é caso o Fundo tenha passado mais de três anos sem movimentação de depósito. 

O benefício de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não está disponível para trabalhadores que sejam demitidos por justa causa. Neste caso também está suspenso o direito à multa rescisória de 40% paga pela empresa.  

A possibilidade de saque regular ao fundo só acontece em casos especiais. Essa medida é importante para que o próprio trabalhador não fique sem um montante acumulado em caso de necessidades. Por isso existem modalidades especiais como o saque aniversário, saque calamidade e saque extraordinário. 

Como consultar o FGTS

Os trabalhadores que têm valores no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem escolher entre três modalidades para verificar seu saldo. Realizando essa consulta ele pode entender de uma melhor forma quanto pode retirar em cada saque e o valor que tem completo acumulado para si.

A primeira forma para o trabalhador se informar é através do aplicativo do FGTS. Basta realizar o download gratuito em aparelhos que funcionem com os sistemas operacionais Android e iOS. O app está disponível nas lojas de cada sistema, App Store no caso de iOS e Play Store para aparelhos Android. 

Também é possível realizar essa consulta através do site da Caixa Econômica Federal. Basta realizar o login com seus dados ou criar um cadastro e definir uma senha. É bom que o trabalhador mantenha essa verificação frequente para evitar erros ou falta de pagamentos por parte da empresa.

E a outra opção disponível para os trabalhadores consultarem seus saldos no FGTS é a partir de contato via telefone. O número para capitais e regiões metropolitanas é 3004-1104. Já para as demais regiões o contato pode ser feito através do 0800-726-0104.

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.