Quer ter uma renda atrelada ao DÓLAR? Especialistas fazem seleção de 10 investimentos

Pontos-chave
  • Os BDRs oferecem acesso indireto a empresas listadas no exterior;
  • Algumas dessas companhias distribuem lucros via BDRs;
  • A negociação desses ativos acontece na bolsa de valores brasileira.

Para quem deseja ter renda atrelada ao dólar, ao menos de forma indireta, é possível realizar investimentos em BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Estes são títulos que representam ações de empresas estrangeiras, mas são negociados na bolsa de valores brasileira.

Quer ter uma renda atrelada ao DÓLAR? Especialistas fazem seleção de 10 investimentos
Quer ter uma renda atrelada ao DÓLAR? Especialistas fazem seleção de 10 investimentos (Imagem: Montagem/FDR)

Ao fazer investimentos em BDRs, os investidores locais podem ter acesso a empresas internacionais sem a necessidade de abrir conta em alguma corretora internacional.

Além disso, essas pessoas podem ter, indiretamente, uma renda ligada ao dólar. Mesmo que os dividendos sejam pagos por empresas internacionais na moeda norte-americana, os investidores na bolsa de valores brasileira recebem os valores em reais.

Todas as companhias que registram lucro podem oferecer uma parte dessa fatia aos respectivos investidores. Apesar disso, a empresa tem a opção de distribuir os valores ou reter o lucro para tornar o caixa mais forte — fazer um reinvestimento na atividade.

Dessa forma, o pagamento de dividendos dessas empresas listadas em bolsas de valores estrangeiras dependerá da política adotada no exterior. Outro ponto a ser considerado é que a periodicidade de pagamento dos valores também varia conforme a instituição.

10 investimentos com renda atrelada ao dólar

De acordo com levantamento realizado pela XP, dentre os BDRs existentes na bolsa de valores brasileira, alguns contam com dividend yield (taxa de retorno com dividendos) de dois dígitos estimados para os próximos 12 meses.

Estes são dos 10 BDRs com maiores dividend yield estimados para o período, e os códigos de negociação na bolsa de valores brasileira:

  1. Annaly Capital Management (N2LY34): 20,3%
  2. Apartment INVT & MGMT (A1IV34): 19,0%
  3. Lumen Technologies (L1MN34): 14,7%
  4. Carnival Corp (C1CL34): 14,0%
  5. Pioneer Natural Resources (P1IO34): 13,0%
  6. Ecopetrol ADR (E1CO34): 11,8%
  7. Bancolombia ADR (C2OL34): 10,7%
  8. Medical Properties Trust (M2PW34): 10,6%
  9. SL Green Realty Corp (S1LG34): 10,4%
  10. Starwood Property Trust (S2TW34): 9,8%

Entre as companhias com maiores perspectivas de taxas de retorno com dividendos, as principais são REITs (Real Estate Investment Trusts). Estas são companhias que efetuam investimentos imobiliários. Dessa forma, os REITs se equivalem aos fundos imobiliários (FIIs) dos Estados Unidos.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

BDRs com data de corte em outubro

Para ter direito aos dividendos de BDRs que pagam dividendos, os investidores locais precisam ter acesso aos investimentos até a data de corte — conhecida como “data com”.

Conforme apurado pela XP, existem 10 BDRs que possuem “data com” durante o mês de outubro. São estas as empresas, juntamente com os códigos de negociação na bolsa de valores brasileira:

Data de corte em 18 de outubro

Data de corte em 24 de outubro

Data de corte em 27 de outubro

Data de corte em 28 de outubro

Data de corte em 31 de outubro

Os BDRs permitem que investidores tenham acesso a empresas internacionais
Os BDRs permitem que investidores tenham acesso a empresas internacionais (Imagem: Montagem/FDR)

Como realizar investimentos em BDRs

Para investir na bolsa de valores brasileira, o interessado precisa abrir conta em alguma corretora de valores. Após isso, será necessário transferir dinheiro para essa conta — que será usado na compra dos investimentos. O passo seguinte será emitir a ordem de compra dos BDRs de interesse.

Cabe destacar que os eventuais dividendos dos BDRs são recebidos de acordo com certos critérios de tributação.

Ao InfoMoney, o sócio do Fonseca Moreti Ito Stefano Advogados, Daniel Moreti, ressalta que, sempre que o investidor receber dividendos do exterior, precisará reconhecer o lucro e pagar Imposto de Renda. Esse pagamento acontece até o último mês subsequente ao recebimento, por meio de carnê-leão.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile