Junto com o Sebrae, a Caixa Econômica Federal lançou um novo programa de empréstimo voltado exclusivamente para mulheres. O banco pretende disponibilizar R$ 1 bilhão por meio desta linha de crédito, incentivando que o público feminino crie seu pequeno negócio, se formalize e tenha independência financeira. Para conseguir o crédito, no entanto, será preciso passar por um processo.
Desde que Daniella Marques passou a ocupar o cargo de presidente da Caixa Econômica, em julho deste ano, alguns produtos exclusivos para mulheres foram lançados. Depois do programa Caixa Para Elas, agora em parceria com o Sebrae foi criado também uma linha de empréstimo exclusivo para que as mulheres possam empreender.
O objetivo é oferecer para aquela mulher que presta serviços, ou vende produtos de forma informal, a possibilidade de formalização e criação da sua empresa. Para isso, o banco vai liberar uma linha de empréstimo com um dinheiro que deve ser usado para investir no sonho do empreendedorismo.
A parceria com o Sebrae vai ser importante para que antes de receber o dinheiro as mulheres passem por uma capacitação instruindo sobre como usar essa verba. Trazendo os pilares do empreendedorismo, as melhores maneiras de investir no pequeno negócio, e como lucrar mais.
Quem pode pedir o empréstimo na Caixa?
Espera-se que pelo menos 30 milhões de mulheres possam solicitar o empréstimo na Caixa Econômica. De acordo com o banco, até mesmo aquelas que têm restrição em seu nome poderão fazer o pedido pelo crédito financeiro, desde que se formalizem como MEI (Micro Empreendedor Individual).
O programa foi chamado de “Caixa para Elas Empreendedoras”, e vai liberar em média R$ 1 mil por cliente. O pedido pelo crédito deve ser realizado até o dia 19 de novembro. Sendo válido para:
- Mulheres que desejam regularizar/formalizar seu pequeno negócio;
- Mulheres que são MEI, mas estão passando por crise.
Como pedir o Caixa para Elas Empreendedoras
Existe um processo com fases que vão sendo liberadas para que finalmente a mulher tenha acesso a linha de empréstimo. Nesta ordem:
- Formalização como MEI;
- Realização de um curso promovido pelo Sebrae;
- Acesso a linha de crédito.
O pedido deve acontecer no App Caixa Tem, ao atualizar sua poupança social digital. O primeiro passo porém é entender como participar dos cursos acessando o portal Caixa Para Elas Empreendedora.