Vai se aposentar em 2023? Conheça as regras e tipos de salários concedidos pelo INSS

Pontos-chave
  • 1. Possibilidades de aposentadoria do INSS;
  • 2. Regras para a aposentadoria de 2023;
  • 3. Como consultar o benefício

A aposentadoria é o destino dos sonhos da maior parte dos trabalhadores brasileiros. Ter direito a uma renda mensal garantida pelo INSS é sinal de segurança para uma fase mais tranquila na velhice. 

Vai se aposentar em 2023? Conheça as regras e tipos de salários concedidos pelo INSS
Vai se aposentar em 2023? Conheça as regras e tipos de salários concedidos pelo INSS (Imagem: FDR)

Porém, para ter direito a esse benefício é importante que o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conheça seus deveres. Com mais compreensão sobre prazos e condições, poderá proceder com mais facilidade junto à Previdência Social.

O INSS faz um desconto mensal no salário do trabalhador que está no regime de Consolidação das Leis Trabalhistas. Esse valor, chamado de contribuição, é recolhido para manter a Previdência Social. E através desses pagamentos, o funcionário se torna um segurado.

Essa qualificação de segurado do INSS é o que prevê a garantia de seus direitos quando decidir se aposentar. Ou quando o trabalhador tem a necessidade de se afastar de seus serviços de forma temporária. 

No caso de afastamento temporário, ele faz uso do auxílio por incapacidade temporária. Esse benefício assegura uma renda mensal enquanto o funcionário está afastado de suas funções laborais. Porém, é necessário estar em dia com suas contribuições para ter direito ao pagamento da Previdência Social.

Para quem já tem a vontade de se aposentar, é interessante verificar como andam os seus requisitos junto ao INSS. Deste modo, a solicitação da renda mensal pode ser feita da forma mais vantajosa e certeira possível.

Erros na contabilização do tempo de contribuição ou da modalidade de benefício escolhido podem atrasar o processo. Com a documentação correta e as informações bem preenchidas, é possível até que o pedido seja aceito de forma automática. Economizando tempo e esforço para o segurado que deseja ter acesso acelerado à seu direito.

E com a Reforma da Previdência de 2019, é ainda mais importante verificar o tempo de contribuição e os pontos computados. Além de verificar as mudanças que podem atingir cada modalidade de benefício possível através do INSS

Regras da aposentadoria para 2023

Para quem pretende parar de trabalhar no próximo ano e dar entrada na aposentadoria, é importante prestar atenção nas novas condições. Para o ano de 2023 as regras de transição serão diferentes das que estão em vigência atualmente. 

De forma geral, existem três novas possibilidades de cálculo para definir a aposentadoria a partir de janeiro. Sendo elas: idade mínima, idade progressiva e aposentadoria por pontos. 

Com relação à idade mínima, para o próximo ano a atualização diz respeito apenas às trabalhadoras. Ocorrerá uma mudança na faixa etária para as mulheres, a dos homens permanece a mesma em que está atualmente. Isso significa que os homens continuam com seu direito a partir dos 65 anos.

Já as mulheres terão acrescidos seis meses em sua idade mínima para ter direito a aposentadoria. A nova idade base para solicitação para as trabalhadoras é de 62. Porém, em ambos os casos é necessário acumular 15 anos de contribuições ao INSS.

A segunda regra  diz respeito a uma idade mínima progressiva, que nesse caso é contada de forma diferente. É considerada a data em que o contribuidor começou a fazer seus recolhimentos para a Previdência Social. Ela é indicada para quem não possui um tempo de contribuição tão grande.

E a terceira regra válida para o próximo ano é a regra de aposentadoria por pontos. Nesta modalidade, é somado o tempo de contribuição do segurado mais a sua idade. No caso, não é definida uma idade mínima para a solicitação da aposentadoria. 

Essa modalidade estabelece uma pontuação mínima exigida para que o benefício possa ser solicitado para o INSS. Para 2023, foi somado um ponto de acréscimo para homens e mulheres darem entrada em suas aposentadorias.

 No caso dos homens, a pontuação mínima no próximo ano precisa ser de 100 pontos. E para as mulheres, é necessário que a idade mais o tempo total de contribuições ultrapasse 90 pontos. 

Consulta da aposentadoria pelo INSS

Caso deseje ter mais informações sobre as condições de sua aposentadoria, o segurado do INSS pode verificar através dos canais da Previdência Social. Estão disponíveis número de telefone, acesso ao site ou download de aplicativo para celular ou tablet. 

O número para contato é o 135, da Central de Atendimento da Previdência Social. O funcionamento acontece entre as 7 horas da manhã e as 22 horas, do horário de Brasília. Sempre de segunda a sábado. A ligação é gratuita a partir de orelhões e telefones fixos.

Já para a consulta virtual, o segurado pode optar pelo site ou aplicativo do Meu INSS. O app está disponível de forma gratuita para aparelhos que utilizam sistema operacional Android ou iOS. Basta realizar o download e fazer o login com os dados pessoais. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Thaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.