Foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania o prazo para que haja atualização do Cadastro Único. Inicialmente, o limite para que este procedimento fosse realizado se encerraria na sexta-feira (14), mas foi ampliado por mais 30 dias. Isso significa que aqueles que precisam fazer o procedimento de atualização ganharam mais tempo para procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Filas extensas têm se formado em frente aos pontos de atendimento do CRAS. As pessoas estão dormindo nas calçadas, passando mais de 18 horas aguardando, e algumas delas acabam nem mesmo sendo atendidas. Todo esse esforço se dá pelo interesse em atualizar o Cadastro Único e manter o pagamento dos benefícios sociais.
É que caso os dados cadastrais da família não sejam atualizados até o prazo final, agora em novembro, elas terão o seu benefício suspenso ou bloqueado. Trata-se do pagamento do Auxílio Brasil, vale gás, Tarifa Social, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros oferecidos pelo CadÚnico.
Para evitar filas extensas o ideal é entender como funciona o atendimento do CRAS mais próximo. Se é por ordem de chegada, agendamento ou por retirada de senha, além de saber o horário de funcionamento destes pontos de assistência social. Dessa forma, o cidadão consegue poupar o seu tempo e evitar passar mais horas no atendimento.
Quem precisa atualizar o Cadastro Único?
Este é um ponto crucial. Algumas pessoas estão na fila, mas sequer precisariam aguardar todo esse tempo porque não cumprem com os requisitos que exigem a atualização do Cadastro Único. Quer dizer, não correm o risco de perder seus salários, mas ainda assim estão buscando atendimento.
Foram convocadas 1,4 milhões de famílias, todas que necessitam fazer a regularização porque:
- Estão com os dados no CadÚnico desatualizados desde 2016 e 2017.
É de praxe que haja atualização dos dados a cada dois anos, ou sempre que houver mudança na família com o nascimento, morte, ou troca de endereço.
Como saber se preciso atualizar o CadÚnico?
As famílias estão sendo notificadas sobre a atualização do Cadastro Único por meio do extrato do banco e mensagem de SMS. Para saber se está com os dados desatualizados o cidadão pode fazer a consulta online:
- Acesse o site ou App Meu CadÚnico;
- Selecione “Consulta simples” e preencha a ficha com os dados pessoais do titular do benefício;
- O sistema vai informar se há necessidade de atualização ou se os dados estão em dia.