LULA lança proposta de renegociação de dívidas com o varejo. Entenda os detalhes

As propostas de campanha dos candidatos à presidência da República nas eleições 2022 não param. O ex-presidente da República que disputa novamente o cargo, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou uma nova promessa, a de renegociação de dívidas com o auxílio do setor de varejo. 

LULA lança proposta de renegociação de dívidas com o varejo. Entenda os detalhes
LULA lança proposta de renegociação de dívidas com o varejo. Entenda os detalhes

Para consolidar esta proposta, Lula conta com parcerias como Magalu, Casas Bahia e Americanas. O intuito é que os empresários representantes do setor de varejo se disponibilizem a arcar com medidas capazes de promover a renegociação de dívidas entre os inadimplentes.

A proposta foi apresentada durante uma entrevista concedida em Aracaju, na qual o petista lembrou dos 80 milhões de brasileiros inadimplentes. Também foi pontuado que, aproximadamente 80% das dívidas giram em torno de R$ 4 mil

Além da renegociação de dívidas, Lula também prometeu criar um programa de incentivo de crédito com condições acessíveis para micro e pequenos empreendedores. Entre as propostas do petista também está a elaboração de um fundo garantidor para suprir os custos da inadimplência.

Concretização da renegociação de dívidas

Segundo o petista, para a viabilização do programa de renegociação de dívidas, deve haver uma negociação em comum acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“O Estado serve para isso. O Estado serve para ser indutor e facilitar a vida das pessoas a ter acesso a tudo, inclusive a crédito e financiamento”, ponderou.

A renegociação de dívidas e ampliação de acesso ao crédito foram promessas enfatizadas nas últimas semanas de campanha eleitoral. A promessa, inclusive, também foi adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, logo após dizer não estar de acordo com propostas para perdão de dívidas.

Bolsonaro propõe renegociação para empresas

Na última semana, Bolsonaro apresentou um programa bastante semelhante ao de Lula. Lançado pela Caixa Econômica Federal (CEF), a iniciativa é intitulada de Você no Azul da Caixa, que na verdade, já está em vigor desde 2019

O programa consiste na renegociação de dívidas de pessoas físicas e jurídicas junto à instituição financeira. Os descontos podem chegar a 90%. A declaração de Bolsonaro ocorreu logo após as menções feitas por Lula

Vale lembrar que a recente promessa do petista, não passa da inserção das propostas feitas pelo ex-candidato Ciro Gomes, derrotado no primeiro turno das eleições 2022. O mesmo declarou apoio a Lula no segundo turno.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.