Argentina cria dólar COLDPLAY e dólar QATAR em cenário de crise

Nesta terça-feira (11), o governo da Argentina comunicou o lançamento de novas “versões” do dólar. Uma das moedas criadas é o “dólar Coldplay”, que visa ajudar o setor cultural. A segunda moeda é o “dólar Qatar”, com o intuito de evitar a saída de divisas do país latino.

Argentina cria dólar COLDPLAY e dólar QATAR em cenário de crise
Argentina cria dólar COLDPLAY e dólar QATAR em cenário de crise (Imagem: Montagem/FDR)

A primeira versão do dólar criada pelo governo da Argentina, o dólar Coldplay foi nomeado em homenagem ao grupo musical que realizará 10 shows no país em breve.

O dólar Coldplay faz parte de um acordo com o setor da Cultura, que poderá acessar o dólar a um valor menor. Desse modo, o governo da Argentina busca fomentar a chegada de artistas internacionais.

Essa nova moeda tem um valor próximo a 200 pesos. Ou seja, a cotação está abaixo do “dólar blue”. A “versão clandestina” da moeda dos Estados Unidos tem valor de 280 pesos.

Já com relação ao dólar Qatar, o nome foi dado em referência à nação que sediará a Copa do Mundo 2022. A nova versão foi disponibilizada diante da perspectiva que os moradores locais realizarão gastos maiores fora do país.

Diante disso, o dólar Qatar será aplicado ao consumo que superar US$ 300 em cartões de débito e crédito. A opção está disponível a uma taxa de câmbio de 300 pesos por dólar.

O governo da Argentina tornou as taxas de cartão, para utilização no estrangeiro, mais caras. Agora, existe uma taxa de 45% para compra fora do país. No caso de aquisições de artigos de luxo, existirá um aumento de 25%.

Argentina vem demonstrando preocupação com desvalorização da moeda

Ao longo do tempo, a Argentina vem desenvolvendo regras sobre as pessoas que poderiam acessar dólar e com qual finalidade. Com isso, o país latino busca evitar uma desvalorização maior.

Diferentemente de grande parte de seus pares do Grupo dos 20, a Argentina não conta com uma moeda flutuante. O atual governo controla a queda diária mínima da moeda via controles cambiais, restrições de importação e congelamento de preços.

Dessa forma, a nação sul-americana busca proteger as reservas locais em dólar — que passam por um momento de queda.

Atualmente, a Argentina possui 14 variações do dólar. O país vem utilizando novas medidas para a moeda em meio ao contexto atual de falta de divisas, juntamente com os compromissos da nação de juntar reservas monetárias com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Confira a cotação do dólar em tempo real:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile