Para o trabalhador que passou anos realizando o recolhimento das suas contribuições para a Previdência Social. A certeza de receber uma aposentadoria do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) é uma tranquilidade.
Porém, nem sempre o sistema de solicitação é tão simples para o trabalhador e o pedido demora mais do que o esperado. Isso porque, é necessário cumprir todas as regras do Instituto Nacional do Serviço Social(INSS). E alguns detalhes podem resultar na negativa do pedido.
Atualmente, cerca de 36 milhões de pessoas recebem uma renda a partir da Previdência Social. O número já é bastante alto, mas ainda existem milhares de pessoas nas filas para conseguir o benefício. Erros em formulários e cálculos costumam atrasar o processo.
Em maio deste ano, como medida para diminuir as filas, foi implementada uma tecnologia auxiliar no processo. Uma inteligência artificial tem feito a análise dos documentos inseridos para acelerar a velocidade de resultados. Em alguns casos, com os dados corretos, a aposentadoria pode ser garantida de forma automática.
Porém, caso o trabalhador deixe dados importantes de fora ou preencha com documentações erradas, o processo pode atrasar. Isso ocorre principalmente por dois motivos: o primeiro seria erro humano e o segundo um problema tecnológico. Nem toda a documentação é aceita pela inteligência artificial.
Então, às vezes, mesmo com a documentação correta, o sistema do INSS pode bloquear o pagamento. E, nesse caso, é necessário que o trabalhador entre com um recurso para receber a renda. O processo é transferido para o Conselho de Recursos da Previdência Social e a análise é feita novamente.
Dicas para acelerar o pedido junto ao INSS
Apesar dos erros tecnológicos que seguem acontecendo, ainda são rejeitados muitos processos por falta de atenção do solicitante. A inteligência artificial deverá ser melhorada daqui a algum tempo. Mas, a organização do trabalhador também é necessária.
Alguns passos importantes podem ser dados para que a aposentadoria seja uma realidade mais alcançável. Entre eles, o mais fundamental é a organização do trabalho quanto aos seus direitos e deveres junto à Previdência Social. E isso pode ser realizado mesmo anos antes da solicitação ser possível.
Uma das dicas é manter um cronograma que marque os tempos de contribuição do trabalhador. Além de qualificar e atualizar com frequência os documentos de serviços prestados. Dessa forma, poderá ser fácil calcular quanto falta ainda para o pedido de aposentadoria poder ser feito.
Estar atento no momento da solicitação também faz a diferença. É necessário inserir os documentos nos campos determinados para que a análise do pedido não sofra com essa falta de organização. Cada anexo deve estar localizado dentro de seu setor específico.
Para acompanhar o andamento da solicitação, o trabalhador pode fazer a consulta através dos canais do INSS. Podendo ligar no número 135 da Central de Atendimento da Previdência. Ou verificar no site ou aplicativo Meu INSS.