Prazo final para realizar o SAQUE extraordinário do FGTS está se aproximando. Confira como retirar o valor

Trabalhadores brasileiros tiveram direito a receber um depósito a mais do FGTS em 2022. O direito ao saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) vai até dezembro deste ano.

Prazo final para realizar o SAQUE extraordinário do FGTS está se aproximando. Confira como retirar o valor
Prazo final para realizar o SAQUE extraordinário do FGTS está se aproximando. Confira como retirar o valor (Imagem: FDR)

Normalmente, o acesso aos valores que são acumulados só acontece em ocasiões específicas. Porém, este modelo de saque extraordinário, permite mais liberdade ao beneficiário. O valor do novo saque é de R$ 1 mil. Após 15 de dezembro, o valor retorna para a conta do FGTS, com a devida correção. 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) serve como uma segurança para o trabalhador brasileiro em caso de demissão. Mensalmente, o empregador deposita um valor referente a cada um de seus funcionários em uma conta individualizada. 

O valor pode ser utilizado, entre outras poucas ocasiões, quando o empregado é demitido sem justa causa. Por isso, mesmo nas situações possíveis de saque, é importante manter parte do valor acumulado no FGTS.

Além do saque extraordinário, o trabalhador pode solicitar o saque aniversário. Ele pode ocorrer apenas uma vez no ano, no mês de nascimento do funcionário. Outras possibilidades são o saque emergencial e quando ocorrem desastres naturais na região onde o empregado mora. 

Como solicitar o saque extraordinário do FGTS

A realização do saque extraordinário não é obrigatório para os beneficiários. Porém, quem não tiver o valor depositado de forma automática, pode solicitar o depósito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

Alguns trabalhadores possuem impeditivos que causam o bloqueio desse recurso pela Caixa Econômica Federal. Essa impossibilidade precisa ser resolvida antes da liberação do valor. Entre as razões mais recorrentes estão:

  • Dados preenchidos com algum erro
  • Determinação judicial de bloqueio
  • Pedido do empregador pela devolução do valor recolhido
  • Bloqueio para garantia de crédito de antecipação do saque aniversário

Para realizar a consulta se tem direito ao saque extraordinário, o trabalhador pode escolher entre os canais disponíveis. O primeiro é através do site do FGTS. No endereço online é possível verificar a possibilidade de recebimento do benefício e também consultar a data do crédito na Poupança Digital.

Porém, os caminhos mais práticos são através do aplicativo do FGTS, disponível de forma gratuita. Que funciona em aparelhos com sistema operacional Android ou iOS, basta ser realizado o download. Ou, o trabalhador pode optar por se encaminhar até uma Agência.

Através destes dois caminhos é possível fazer a consulta do valor que pode ser creditado para o trabalhador. Além disso, também podem ser solicitados o retorno do valor para a conta do FGTS e a informação de não desejar ter acesso ao benefício. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.