LULA anuncia propostas para BENEFICIAR crianças em vulnerabilidade. Veja os detalhes

O segundo turno das eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro. Até lá, os candidatos se empenham na intensificação das propostas de campanha. Líder na primeira etapa da votação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca as propostas que podem beneficiar as crianças em vulnerabilidade social

LULA anuncia propostas para BENEFICIAR crianças em vulnerabilidade. Veja os detalhes
LULA anuncia propostas para BENEFICIAR crianças em vulnerabilidade. Veja os detalhes. (Imagem: FDR)

Lula presidiu o Brasil por dois mandatos, que vigoraram entre 2003 a 2004. Durante toda a carreira política o petista se concentrou em propostas capazes de beneficiar crianças em vulnerabilidade social e suas famílias. Uma das primeiras iniciativas foi o Bolsa Família que, durante 18 anos, amparou milhares de brasileiros em condições precárias de sobrevivência. 

Agora, na disputa pelo terceiro mandato, Lula promete, se eleito, se concentrar em políticas públicas sociais capazes de beneficiar as crianças em vulnerabilidade social. Uma das tratativas está relacionada ao próprio Bolsa Família. No entanto, vale lembrar que o programa foi extinto em outubro de 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro

Na época, o Bolsa Família efetuou o último pagamento a 14,6 milhões de famílias vulneráveis enquanto estava associado ao então vigente, Auxílio Emergencial. A partir de novembro de 2021, o programa foi substituído pelo atual Auxílio Brasil, cujo público-alvo é o mesmo e as investidas são bastante semelhantes, concedendo até um valor superior aos beneficiários. 

Esteja com o ego ferido ou não, o fato é que Lula não ficou nada satisfeito com o fim de um programa que foi a marca do governo dele. Por isso, uma de suas promessas de campanha é retomar o Bolsa Família a partir de 2023 se eleito no segundo turno das eleições 2022. Desta vez, a transferência poderá vir com novidades para beneficiar crianças em vulnerabilidade social.

Propostas de Lula para as crianças vulneráveis

Em resumo, as propostas de campanha do presidenciável voltadas às crianças de baixa renda, são:

  1. Volta do Bolsa Família;
  2. Bolsa Família associado à educação e à saúde;
  3. Reforço do Programa Nacional de Vacinação;
  4. Merenda escolar reajustada;
  5. Mais vagas em creches;
  6. Garantia dos direitos;
  7. Recuperação do atraso escolar;
  8. Ensino integral.

Abaixo, o FDR detalha algumas das principais propostas do candidato.

Bolsa Família associado à educação e à saúde

Junto com o Bolsa Família, também foi extinto o Serviço Único de Assistência Social (SUAS), cujo objetivo era acompanhar as famílias de baixa renda por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Com essa proposta, Lula prevê o fortalecimento desta rede, para que os pais e mães sejam orientados da melhor maneira. 

Assim, terão a chance de manter os filhos em creches e escolas, longe do trabalho infantil, enquanto mantém a carteira de vacinação atualizada e com o devido acompanhamento médico

Merenda escolar reajustada

Outra maneira encontrada pelo petista para beneficiar as crianças em vulnerabilidade social é o reajuste da merenda escolar, fornecendo alimentação saudável e balanceada nas escolas. Na oportunidade, o presidenciável destacou que o governo não ajusta o valor repassando à alimentação educacional há quatro anos

Recuperação do atraso escolar

Além de deixar muitas crianças órfãs, a pandemia provocou um sério atraso escolar. Hoje, mais de 40% das crianças em idade de serem alfabetizadas não aprenderam a ler e escrever. Lula se compromete a colocar em prática um programa de recuperação educacional.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.