Em SP, Tarcísio e Haddad prometem a mesma coisa quando o assunto é ICMS

Na última segunda, 10, aconteceu o primeiro debate do segundo turno entre os candidatos ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), realizado pela Band. O confronto foi muito pautado por temas nacionais com acusações sobre demora na compra de vacinas, orçamento secreto, entre outros. Entre os temas citados no debate está o ICMS.

Logo no primeiro bloco, ambos os candidatos afirmaram que caso forem eleitos, irão manter a redução do ICMS com alíquota de 18% sobre os combustíveis. O candidato do Republicanos disse que a queda no ICMS foi efetiva para baixar os preços. Ele afirmou ainda que, além de manter a alíquota, tem a intenção de esticar os prazos de pagamento de tributos para os pequenos empreendedores. É uma medida para gerar empregos”, afirmou.

Já o candidato do PT, Fernando Haddad aproveitou a pergunta para criticar o atual presidente Jair Bolsonaro, padrinho político de Freitas, e disse que o presidente decidiu reduzir o ICMS sobre combustíveis “por desespero” às vésperas das eleições deste ano, às custas dos recursos que são administrados pelos governadores. “Boa parte do ICMS vai para a saúde e a educação”, disse.

Caso o presidente Lula seja eleito, Haddad disse que trabalhará para , “para impedir que acionistas estrangeiros (da Petrobras) tenham lucro de R$ 100 bilhões às custas do consumidor brasileiro”.

Outro tema levantado foi o da segurança pública e os candidatos divergiram ao falar da questão polêmica das câmaras no uniforme dos policiais, medida que foi colocada em prática no atual governo comandado por Rodrigo Garcia.

“Os policiais é que dizem que a câmara incomoda, que os inibe. E é por isso que você está se sentindo inseguro”, falou Tarcísio, acrescentando que a partir da bancada no Congresso Nacional irá trabalhar para reduzir a maioridade penal, extinguir as saidinhas, além de construir mais presídios para o regime semiaberto.

Já Haddad disse que manterá as câmeras nos uniformes. Com a medida, a morte de policiais foi reduzida em 80%. Como você que se diz técnico vai desafiar dados da própria polícia?”, perguntou ele ao oponente.

De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada na última sexta, 7,  Tarcísio de Freitas está 50% das intenções de voto no segundo turno e Fernando Haddad, com 40%

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.