O segundo turno das Eleições 2022 se aproxima e analisar os projetos dos candidatos a presidência ajudar a decidir o voto. O candidato e ex-presidente, Lula, tem focado na geração de emprego e renda; confira as suas propostas.
No dia 30 de outubro todo o país volta às urnas para definir o Presidente do Brasil pelos próximos dois anos. Nessas Eleições 2022, o embate foi travado pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; confira os planos do candidato que já ocupou o planalto e tenta retornar ao posto de chefe do Estado.
Propostas de Lula para gerar emprego e renda
A geração de emprego e renda é uma das pautas que mais atrai a atenção dos eleitores, afinal, esse é um tema bastante sensível em um país com altas taxas de desemprego e pessoas na linha da pobreza.
Confira o plano de governo de Lula nesse quesito:
1. Mais investimentos em obras e no Minha Casa Minha Vida
O candidato pretende pegar parte do orçamento para retomar as obras de infraestrutura (estradas, pontes, ferrovias etc.).
Além disso, pretende trazer de volta o Minha Casa Minha Vida, programa que foi substituído pelo Casa Verde e Amarela.
2. Apoio aos pequenos e microempresários
Criação do programa Empreende Brasil; se eleito, os empreendedores ainda poderão contar com linhas de crédito especiais para quem deseja abrir ou ampliar o seu negócio.
3. Valorização do salário mínimo
Com reajuste do salário mínimo acima da inflação, como ele e Dilma fizeram todos os anos em que governaram o Brasil.
Ações como essas beneficiam principalmente os aposentados do INSS, que, em geral recebem apenas um salário mínimo.
4. investimento em novas áreas da indústria
O Brasil precisa produzir e exportar bens industriais, que são mais valiosos e geram empregos que pagam melhor.
Inclusive, Lula já está conversando com universidades e empresários para definir em quais áreas o Brasil deve investir, a expectativa é de que a área de tecnologia esteja inserida.
5. Fortalecimento do setor cultural e da economia criativa
Outra aposta de Lula é no fortalecimento da cultura e da economia criativa para gerar empregos; o candidato se comprometeu a não só recriar o Ministério da Cultura como também instalar comitês para o setor em cada capital.
6. geração de emprego no campo
Para essa ação a reforma agrária será necessário, o presidenciável também pretende apoiar financeiramente os pequenos produtores rurais.
- Garantia de direitos
A reforma trabalhista deve ser uma das pautas do seu governo, a ideia é reunir sindicatos e empresários para criar uma legislação trabalhista, que proteja os trabalhadores.
Essa nova legislação deve dar uma atenção especial aos autônomos, aos que trabalham por conta própria, aos trabalhadores e trabalhadoras domésticas, ao teletrabalho e home office e aos trabalhadores por aplicativo.
Também vai restabelecer o acesso gratuito à Justiça do Trabalho.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.