CAIXA TEM: siga esses passos para validar seu cartão do AUXÍLIO BRASIL

Criado na gestão de Jair Bolsonaro (PL), além de substituir o Bolsa Família, o Auxílio Brasil também trouxe novidades. Por exemplo, o seu cartão de saque com chip que passou a ser distribuído para aqueles que foram contemplados pelo programa social a partir de novembro do último ano. De acordo com o Ministério da Cidadania já foram 6,6 milhões de unidades distribuídas.

CAIXA TEM: siga esses passos para validar seu cartão do AUXÍLIO BRASIL
CAIXA TEM: siga esses passos para validar seu cartão do AUXÍLIO BRASIL (Imagem: FDR)

Atualmente, 21 milhões de famílias estão recebendo o Auxílio Brasil. O pagamento é de R$ 600, válido pelo menos até dezembro deste ano, depois retorna para o valor mínimo de R$ 400. Ao implementar um cartão com logotipo do novo programa, as marcas do Bolsa Família que foram criados na gestão petista devem ser abandonadas.

No entanto, quem tem o cartão do Bolsa Família ainda pode utiliza-lo para fazer o saques, caso queira. A opção do saque presencial é apenas uma das formas de receber o dinheiro liberado no programa. Hoje com o uso do App Caixa Tem o recebimento em mãos ficou como ação opcional, já que ao usar a conta poupança social é possível fazer:

Como desbloquear o cartão do Auxílio Brasil

Assim que receber o cartão do Auxílio Brasil em seu endereço, o cidadão também vai ter acesso a um folheto com informações a respeito do documento. São trazidas as orientações sobre como desbloquear o cartão, e quais as suas principais funções. Existem algumas alternativas, como:

No telefone 111 do Atendimento Caixa:

No App Caixa Tem:

Atenção, embora estes procedimentos possam ser feitos de maneira remota, a ativação total do cartão ocorre presencialmente. Para isso, compareça até uma unidade de casa lotérica ou na agência da Caixa Econômica e finalize a ativação do documento.

Vale dizer que um dos diferenciais do cartão do Auxílio Brasil foi a implementação de um chip, possibilitando compras na função débito, e o saque em caixas 24 horas.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile