A volta dos que não foram? Poupança FINALMENTE deixa de perder para a INFLAÇÃO

Após dois anos perdendo para a inflação, a poupança finalmente voltou ao azul. Com o terceiro mês consecutivo de inflação negativa, ou deflação, a modalidade mais popular do país retornou ao rendimento real positivo no acumulado de 12 meses.

Em setembro, a inflação negativa ficou em 0,29%, de acordo com dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), revelados na terça, 11, pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, o índice de inflação oficial brasileira já acumula uma alta de 4,09% e nos últimos 12 meses, de 7,17%.

Rendimento da poupança acima da inflação 

No mês passado, a poupança obteve um rendimento real acima da inflação de 0,02% no acumulado de 12 meses, de acordo com um levantamento realizado pelo TradeMap. Esta é a primeira vez que isso ocorreu em 24 meses.

Considerando o acumulado de 12 meses até setembro, a poupança passou por uma valorização de 7,19%, contra 7,17% da inflação auferida pelo IPCA. Para conseguir calcular o ganho real, como se trata de dois fatores medidos por porcentagem, é preciso realizar a divisão do rendimento do investimento pela inflação, explicou ao UOL o analista Einar Rivero, do TradeMap.

O dinheiro depositado na poupança estava amargando perda de poder ao levar em consideração o período fechado de um ano desde setembro de 2020. Em agosto daquele ano, o rendimento real foi de 0,45%.

A pior fase da poupança aconteceu em outubro do ano passado, quando a modalidade perdeu 7,59% de poder de compra do dinheiro parado na poupança no acumulado de 12 meses.

Regra da Poupança 

A modalidade rende 0,5% ao mês acrescido da Taxa Referencial (TR). Desta forma, o rendimento atual da poupança é de 6,17% ao ano, mais a TR, em 12 meses o rendimento foi de 7,19%. 

Essa regra é válida quando a Selic está acima de 8,5%. Já quando a taxa está abaixo  deste patamar, a poupança rende 70% da Selic, mais a TR.

Rendimento de outras aplicações 

No último ano, o desempenho mais satisfatório, descontado a inflação, foi do índice de fundos multimercado IHFA. O IHFA (Índice de Hedge Funds ANBIMA) é uma referência para a indústria de hedge funds, ou fundos multimercado. Neste período, esse índice passou por ganho acima do IPCA de 5,86%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.