Lula faz promessa para garantir empregos e retomar projeto parado no governo Bolsonaro

Os dois candidatos à presidência da República têm usado as suas redes sociais para expor suas propostas caso sejam eleitos. Luís Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, compartilhou um post na última segunda-feira (10) propondo a recuperação do financiamento para obras que estão paradas. A ideia é que dessa forma mais empregos possam ser gerados no país.

Lula faz promessa para garantir empregos e retomar projeto parado no governo Bolsonaro
Lula faz promessa para garantir empregos e retomar projeto parado no governo Bolsonaro (Imagem: FDR)

Durante a publicação em que Lula sugere a retomada de obras que hoje estão paradas, ele também menciona o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), presente durante a gestão petista. Este foi um ponto estrategicamente importante para o candidato, porque seu oponente, Jair Bolsonaro (PL) não apresentou nenhuma proposta para investimento de grande escala.

Inclusive, no atual governo o direcionamento de verba pública para grandes obras foi reduzida a níveis recordes. Hoje, o foco da equipe de Bolsonaro é manter leilões para que a iniciativa privada seja a responsável por esse setor. Em entrevista ao Globo, a ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior, que trabalhar nas propostas de campanha de Lula para o setor de infraestrutura, deu mais detalhes.

Ela mostra que a ideia é também usar recursos privados, mas contar com o programa de concessões que o PT já informou que pretende fazer mudanças. São duas fases para esse plano, a primeira a ser desenvolvida no primeiro ano de governo, e a outra mais estratégico, mas que também começaria a partir de 2023.

É um um grande plano de investimentos que lida com tanto com infraestrutura econômica quanto a infraestrutura urbana. É claro que a gente se inspira com aquilo que a gente já fez, com o PAC, o PIL e Minha Casa Minha Vida“, disse Belchior.

Outras propostas de Lula

No domingo, 9, enquanto participava de compromisso de campanha em Belo Horizonte (MG), Lula discursou e trouxe outras promessas. Como a criação de um novo PAC, e afirmou que vai contar com o BNDES, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB).

Devido a crise nas contas do governo, hoje o investimento em infraestrutura estão nos menores índices da história. O levantamento foi feita pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), e considerou a soma de investimento público e privado que caiu.

Em sua defesa, o governo Bolsonaro disse que não pode assumir o protagonismo no desenvolvimento da infraestrutura, e que há problemas no PAC e uma crise fiscal que se instalou no país.

Em 2023, a ideia é retomar a retomar as obras paralisadas, acelerar aquelas que estão em ritmo lento de execução, reforçar a manutenção de rodovias federais e o Minha Casa Minha Vida. E, no setor privado, acelerar as renovações e os equilíbrios de contratos que gerem novos investimentos“, afirma o plano de Lula.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com