- Caixa Tem oferece diversas funcionalidades gratuitas aos clientes;
- Atualização do Caixa Tem é essencial para evitar impasses nas transações;
- Saldo pode ser usado em Pix, cartão de débito virtual, QR Code e muito mais.
A conta poupança social digital é o principal meio de pagamento do Auxílio Brasil. O Caixa Tem reúne uma série de serviços e ferramentas gratuitos, responsáveis por bancarizar boa parte da população brasileira.
O Caixa Tem foi disponibilizado em 2020 com o propósito de unificar os pagamentos do auxílio emergencial, benefício vigente na época. Devido à popularidade da plataforma, o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) passou a viabilizar uma série de outros benefícios pela poupança digital, como:
- FGTS;
- Vale-Gás;
- Abono salarial;
- Auxílio Brasil;
- Seguro-desemprego.
O Caixa Tem permite transações unitárias de R$ 600, diárias de R$ 1.200 e mensais de até R$ 5 mil. No aplicativo é possível movimentar o Auxílio Brasil da seguinte forma:
- Pagar boletos online;
- Realizar pagamentos na Casa Lotérica;
- Fazer recarga de telefone celular vinculado a qualquer operadora;
- Contratar o Seguro Apoio Família;
- Obter dicas financeiras;
- Realizar compras online com o cartão de débito virtual;
- Realizar compras presenciais mediante a leitura do QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
- Informar os rendimentos de pessoa física;
- Consultar o Número de Identificação Social (NIS);
- Consultar o Bolsa Família;
- Receber o Seguro Desemprego;
- Fazer transferências via TED e DOC;
- Fazer transferências e efetuar pagamentos com a chave PIX;
- Consultar o extrato de movimentação da conta poupança.
Reativação do Caixa Tem
Mesmo promovendo tantas funcionalidades e praticidade na vida dos beneficiários do Auxílio Brasil, o Caixa Tem ainda não é perfeito. A conta poupança social já passou por várias instabilidades.
Se tratando de impasses extremos, a conta pode ser desativada. Mas é preciso ter calma, pois existe uma maneira de reativar a conta do Caixa Tem e continuar recebendo o Auxílio Brasil por ela. Basta:
- Para começar, baixe a versão mais atualizada do Caixa Tem;
- Em seguida, abra o Caixa Tem (Android / iOS);
- Não se esqueça de ter em mãos um documento de identificação com foto, como o RG (identidade) ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para não errar nas informações prestadas;
- Prossiga fazendo o login com seu CPF e senha;
- Ao chegar na tela inicial, busque pela opção “Atualize seu cadastro” e toque nela;
- Depois vá em “Entendi, vamos começar”;
- A partir daí, confira se seu endereço está correto e atualizado. Se estiver tudo certo, confirme em “Sim, está correto” ou, caso contrário, edite com as informações necessárias;
- Informe seu local de nascimento e responda as perguntas que vão aparecer na tela;
- Toque em “Próximo” e verifique os dados informados;
- Toque em “Continuar” e siga as instruções para enviar as imagens do seu documento.
Atualização do Caixa Tem
A atualização dos dados do Caixa Tem também é uma maneira de estar com o perfil sempre regular e evitar problemas. Para isso, basta executar essas etapas:
1º Passo: Faça o login
Abra o aplicativo Caixa Tem no seu celular (Android ou iOS) e faça o login com o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e senha.
2º Passo: Toque no botão para a atualização
No menu inicial, procure pela opção “Atualize seu cadastro” e então, clique nela. Caso esteja com o documento de identificação em mãos, clique em “Entendi, vamos começar”, já na tela seguinte.
3º Passo: Confirme os dados de localização
O sistema informará o seu endereço em primeiro lugar, caso esteja correto, clique em “Sim, está correto”. Porém, se você mudou de endereço, clique em “O meu endereço mudou”.
Para finalizar esta etapa, na tela seguinte, informe se nasceu no Brasil (BR) ou não e, logo em seguida, clique em “Próximo”.
4º Passo: Informe sua renda mensal
Agora, clique em “Entendi, vamos lá” para responder às questões sobre renda e patrimônio. A cada etapa do questionário, será necessário clicar em “Próximo” para continuar.
5º Passo: Confirme os dados informados
Esta etapa é muito importante para que qualquer erro no preenchimento seja corrigido. Caso esteja tudo ok, é só clicar em “Confirmar”.
6º Passo: Valide o seu cadastro com o envio de um documento
Para finalizar o procedimento, clique em “Continuar” e escolha o tipo de documento que será anexado. Siga as últimas instruções e finalize a operação.