Cartão do AUXÍLIO BRASIL já chegou a 6,6 milhões de integrantes. Descubra funções

Gradativamente, o cartão do Auxílio Brasil tem chegado às famílias beneficiárias. Até agora, 6,6 milhões de unidades foram distribuídas pelo Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo programa que já se prepara para enviar outros 950 cartões às famílias que foram incluídas na transferência de renda. 

Cartão do AUXÍLIO BRASIL já chegou a 6,6 milhões de integrantes. Descubra funções
Cartão do AUXÍLIO BRASIL já chegou a 6,6 milhões de integrantes. Descubra funções. (Imagem: FDR)

Outras milhões famílias ainda usufruem do cartão do antecessor do Auxílio Brasil, o Bolsa Família. A ferramenta continuará tendo validade legal até que todo o quantitativo de beneficiários da transferência de renda atual seja contemplado pelo novo cartão emitido pela Caixa Econômica Federal (CEF).

De acordo com o Governo Federal, a criação de um novo cartão próprio para o programa tem o intuito de modernizar e facilitar o recebimento e uso do Auxílio Brasil.

O cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação da ferramenta a ser tomada para receber a ferramenta. 

O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição no CadÚnico atualizada. Mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar são essenciais e às quais é preciso ter bastante atenção. 

A atualização cadastral pode ser feita pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. As plataformas recentemente reestruturadas oferecem estes serviços:

  • Consulta por CPF;
  • Consulta simples;
  • Consulta completa;
  • Pré-cadastro;
  • Comprovante de cadastro;
  • Atualização cadastral por confirmação;
  • Meus benefícios;
  • Postos de atendimento.

Para atualizar os dados, basta apresentar todos os documentos pessoais do representante familiar e de todo o grupo que reside na mesma casa, os mesmos fornecidos durante a inscrição. A atualização deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada dois anos, ou quando houver qualquer mudança na estrutura familiar, como endereço, nascimento ou morte.

Benefícios do cartão do Auxílio Brasil

  • Saques em bancos 24h, limitados a 2 por mês;
  • Recebimentos e transferências ilimitados pelo PIX;
  • Transferências para contas de outros bancos, limitada a três por mês;
  • Saques em terminais de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente bancário, limitado a dois por mês;
  • Transferências ilimitadas entre contas da Caixa Econômica Federal.

Cartão virtual do Auxílio Brasil

Apesar da acessibilidade do Caixa Tem, responsável por bancarizar a população vulnerável, o cartão virtual do Auxílio Brasil chegou para ampliar ainda mais a gama de possibilidades dos beneficiários.

A ferramenta foi disponibilizada através da poupança social digital no início desta semana, chegando até mesmo àqueles que ainda não foram contemplados pelo novo cartão físico. 

O cartão de débito digital no aplicativo Caixa Tem possibilitará que beneficiários do Auxílio Brasil façam compras em sites na internet e paguem diretamente com o cartão virtual, além de também possibilitar a contratação de serviços em aplicativos como Uber ou iFood por exemplo, bastando cadastrar os dados do cartão no aplicativo ou site desejado.

No momento do pagamento, será necessário escolher a opção débito, e o pagamento do produto ou serviço será feito utilizando o valor que o beneficiário recebeu do Auxílio Brasil e que deve estar disponível no aplicativo Caixa Tem para ser usado, se não houver valores disponíveis no aplicativo a compra não será autorizada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.