Apenas TRÊS corretoras tiveram carteiras SUPERANDO o Ibovespa em Setembro

Em setembro, a bolsa de valores brasileira enfrentou dificuldades, em meio às preocupações no cenário externo. Apesar disso, o Ibovespa registrou leve alta de 0,47%. No período somente três carteiras recomendadas de corretoras registraram desempenho acima do principal índice da B3.

Apenas TRÊS corretoras tiveram carteiras SUPERANDO o Ibovespa em Setembro
Apenas TRÊS corretoras tiveram carteiras SUPERANDO o Ibovespa em Setembro (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com levantamento da Grana Capital, no mês de setembro, somente quatro de nove carteiras recomendadas de ações para setembro apresentaram desempenho positivo. Entre as corretoras analisadas, a que teve melhor performance foi a Ágora, com variação de 4,68% — muito acima do Ibovespa.

As outras corretoras que tiveram desempenho melhor do que o Ibovespa em setembro, ao analisar as carteiras recomendadas, foram o BTG Pactual (variação de 2,88%) e Modalmais (variação de 2,85%).

A carteira recomendada do Santander também registrou performance positiva, de 0,29%. Apesar disso, o principal índice da bolsa de valores brasileira registrou crescimento acima disso.

O levantamento leva em conta as carteiras publicamente indicadas de nove grandes corretoras de varejo do Brasil em número de transações de pessoas físicas, segundo informações da B3 e Tesouro Nacional.

Estas foram as variações das carteiras recomendadas das corretoras em setembro:

  1. Ágora: 4,68%
  2. BTG Pactual: 2,88%
  3. Modalmais: 2,85%
  4. Santander: 0,29%
  5. BB Investimentos: -0,08%
  6. Itaú Top 5: -0,11%
  7. Inter: -0,21%
  8. Nu Invest: -0,73%
  9. XP Investimentos: -2,23%

Destaques entre as ações recomendadas por corretoras

Entre as ações indicadas pelas corretoras ,a que teve a maior valorização em setembro foi a Cyrela, com crescimento de 29,6%. Por outro lado, o papel com a maior queda no período foi o da Minerva, com desvalorização de 18,8%.

A ação com mais aparições nas carteiras recomendadas foi a da Vale — que foi citada pelas nove corretoras analisadas. O ativo da mineradora registrou alta de 11,69% no mês.

Outra ação com grande aparição foi da do Itaú, com oito recomendações. O ativo da instituição financeira apresentou queda de 8,72%.

Os ativos da Petrobras estiveram presentes em seis carteiras recomendadas pelas corretoras. O papel da petroleira registrou perda de 10,32%.

Em setembro, o Ibovespa encerrou aos 110.036 pontos. Ao longo do mês, o principal índice da bolsa brasileira variou entre 114.392 pontos e 106.243 pontos. Em meio ao encerramento do ciclo de aperto monetário pelo Banco Central brasileiro, o índice chegou ao terceiro mês seguido de variação positiva.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.