Especialistas explica como investir no MERCADO DE FRANQUIAS. Veja suas dicas

Mercado de franquias movimenta a economia nacional. Cada vez mais os brasileiros buscam investir no próprio negócio. Para aqueles que não são donos de uma marca, existe a possibilidade de investir naquelas que já têm grande circulação no mercado. Abaixo, trouxemos um especialista para explicar como iniciar nessa área.

Atentos ao avanço do mercado de franquias, o FDR convidou José Fugice, CEO e fundador do Grupo GoAkira, para uma entrevista exclusiva. No texto abaixo, ele dá dicas para escolher o segmento de franquias que mais se adapta ao seu perfil na hora de investir. Confira:

Por que o mercado de franquias continuou crescendo mesmo em um contexto de crise econômica?

No meu ponto de vista por alguns motivos: o primeiro motivo é porque durante a crise uma parcela das pessoas acabou perdendo seus empregos, no caso das franquias, temos uma alternativa para que o empreendedor possa fonte renda para poder sustentar a sua família e manter seu padrão de vida.

Nesse contexto, muitas pessoas buscam no mercado de franquias uma solução para suas finanças. Segundo o SEBRAE, uma boa parte das pessoas que investe é por necessidade, não necessariamente por oportunidade. E na crise este contexto acabou sendo impulsionado de fato, como um caminho para ganhar dinheiro.

E por que franquia dentro desse contexto?

Porque a franquia tem todo o suporte e apoio do franqueador ao franqueado. O franqueador já errou, já acertou e, em tese, tem ali uma fórmula de sucesso que ele desenvolveu dentro do seu ramo de atuação e ele vai passar isso para o seu franqueado. Empreender através de uma franquia acaba sendo um processo muito mais seguro e dentro de um processo de crise econômica, acaba passando mais confiança e credibilidade. Por isso que muitas pessoas acabam buscando franquias como uma alternativa de renda e uma alternativa de investimento para poder ter um resultado financeiro melhor.

O que diferencia o mercado de franquias dos outros segmentos?

A grande diferença é que quando estamos falando de um mercado de fundo imobiliário, por exemplo, se você quiser investir em renda fixa ou até mesmo em ações, você vai, investe e escolhe um assessor ou alguém que vai te auxiliar nesse processo e ou você tem que esperar ou acaba fazendo uma gestão um pouco mais à distância. Você não precisa colocar a mão na massa e participar da operação do negócio para poder rentabilizar o capital que você investiu.

No caso da franquia é diferente, pois, 99% do sucesso franqueado depende do próprio franqueado, se ele não coloca disposição e energia, se ele não fizer o negócio dele acontecer e executar todas aquelas atividades que ele precisa executar para poder o negócio dele faturar e ganhar dinheiro, ele não vai ganhar com franquias.

Hoje o franqueado tem que ter um papel mais proativo. Tanto no aspecto comercial, quanto no aspecto de gestão. Então, o franqueado, de fato, precisa ter essa disposição para fazer o negócio acontecer, diferentemente dos outros mercados.

https://www.youtube.com/watch?v=TCpTHkw4IXw&list=PLBAil7jyE7yyktd5MFyrvExW_4H-3T-aB&index=4

O que fazer para investir no mercado de franquias?

Tem alguns cuidados que podemos ter quando vamos investir no mercado de franquias: o primeiro deles é pesquisar bastante sobre aquela determinada marca. Pesquisa na internet, ver a reputação da marca com relação ao aos clientes, qual avaliação com relação ao serviço que ele presta, se tem algum tipo de processo trabalhista, algum problema judicial O interessado pode pesquisar e verificar  o que que aparece , a partir disso avaliar os prós e os contras.

A segunda dica é conversar com franqueados e ex-franqueados, eles já tiveram na sua pele, eles vão te ajudar nessa jornada, conversa e verifica que tudo aquilo que o franqueador ou vendedor de franquias está lhe prometendo é realmente de fato o que que acontece na prática.  Será que a rentabilidade que é prometida, lucratividade de fato é factível e acontece na prática? Conversar com essas pessoas é fundamental!

E para te ajudar onde você pode encontrar essa informação? No Circular de Ofertas de franquia, pela lei de franquias do franqueador é obrigado a disponibilizar dentro da circular a relação dos franqueados e dos ex-franqueados dos últimos vinte e quatro meses, então você tem os contatos para você poder escolher aleatoriamente com quem você vai falar.

A terceira dica é: não fale somente com aquelas pessoas que o franqueador indica, porque às vezes, ele pode ter algum franqueador mal-intencionado que acaba indicando aquelas pessoas que são mais próximas a ele e que só vai falar bem do negócio e as pessoas de fato que estão ali no dia a dia, que iriam falar de a verdade,  eles não selecionam.

Devo escolher um segmento que eu me identifico ou o que está faturando mais? Por quê?

Com certeza o que você mais se identifica, porque como eu disse anteriormente 99% do sucesso da franquia depende do franqueado. Se você não se identificar com aquele segmento, será que você vai se dedicar para fazer o negócio acontecer? Se o negócio exigir que você trabalhe 12h ou 14h por dia, você vai se dedicar a essa carga horária para poder fazer o negócio acontecer ou você vai colocar desculpa porque você não gosta daquilo que você faz e acaba querendo fazer apenas o básico.

Então, é muito importante ter essa identificação porque é exatamente essa identificação que vai fazer a diferença de você ganhar dinheiro ou não com essa operação. Essa paixão faz com que você alcance a excelência naquilo que você entrega, seja um produto, seja um serviço, seja um atendimento, o cliente percebe isso na prática e é muito importante sim você escolher uma coisa que você gosta de fazer, é fundamental para ganhar dinheiro com o mercado de franquias.

Quais os benefícios de investir no mercado de franquias?

Um dos maiores benefícios do mercado de franquias para o investidor é contar com toda a expertise e experiência desse franqueador. Como eu havia citado, o franqueador já errou e já acertou várias vezes, ele vai compartilhar esse conhecimento contigo para poder encurtar caminho, você errar menos e gastar dinheiro.

O segundo benefício é você ter todo o apoio e suporte recorrente ali do franqueador, muitos franqueadores fornecem suporte de marketing, divulgação, a parte de operações, treinamento, implantação, estratégias comerciais e obviamente que cada franquia oferece um pacote de serviços diferente, mas geralmente a grande maior parte delas existe esse pacote que vai poder te assessorar nessa jornada. Caso contrário, se você for empreender sem ser franquias, você teria que contratar profissionais para te ajudar nessa jornada, advogado, arquitetos, agência de marketing.

E o terceiro grande benefício que eu vejo é o ganho escala, quanto maior é a visibilidade da rede, quanto maior é o poder de compra da rede, você vai começando a ter escala, e de que forma? negociando com um fornecedor de algum insumo do seu produto, negociando mídia, pacote de mídia ou até mesmo rateando custos com fornecedores e assim vai. Esse ganho de escala no meu ponto de vista é importante nesse processo.

E por fim, eu acho importante também a visibilidade, uma  andorinha sozinha não faz verão como já diz o ditado, então você fazer parte de uma rede, uma marca, para cliente final muitas vezes é importante porque transmite credibilidade, isso tangibilidade um pouco na cabeça do cliente o padrão de qualidade que você entrega o seu produto e serviço.

Quais os segmentos estão mais em alta para se investir?

Segmentos voltados à terceira idade tem crescido muito no mercado, a população não só brasileira, mas a população mundial, está envelhecendo e que tipo de serviço e produto estão surgindo no mercado para atender a demanda desta nova massa de pessoas que estão envelhecendo ?

A maior parte dos produtos e serviços que existem no Brasil ou em franquias não são voltadas a esse público. Então , acredito que existe uma grande oportunidade para ser explorada nesse nicho de mercado. O segundo nicho importante a ser explorado no Brasil é o agronegócio, porque ele tem descoberto o modelo de franquias para vários negócios dentro do agrobusiness como por exemplo, a venda de insumos agrícolas, já existe algumas redes de franquias de venda de insumos agrícolas tanto para o produtor rural ou até mesmo paras as pessoas que têm animais em casa.

O terceiro grande segmento que está em alta é um serviço em geral. Tem vários serviços que têm descoberto no modelo de franquia um caminho para poder expandir os seus negócios. Hoje é possível você ter uma contabilidade, você ser franqueado de uma rede de contábil, alguns anos atrás isso não era possível. Existem uma série de serviços que estão sendo descobertos e crescendo no franchising, como as agências de marketing que estão crescendo através do modelo de franquias.

Quais ações os empreendedores podem desenvolver para impulsionar sua franquia?

Existem muitas pessoas que não fazem o básico do seu negócio, por exemplo, não tem uma meta estimulada. Você conversa com os franqueados e muitos deles não tem um planejamento, ou se tem uma meta é apenas por ter e não como um plano de ação.

Primeira dica para poder impulsionar é investir e dedicar tempo à gestão do negócio, à gestão comercial, ao acompanhamento, à orientação. Então fazer a gestão do negócio no dia a dia, acompanhar de perto, estar ali com o olho no seu negócio,  é muito importante para você poder entregar excelência e não deixar o dinheiro escoar por alguns ralos que eventualmente pode ter dentro da operação. Logo fazer a gestão no meu ponto de vista é a melhor forma para você impulsionar o seu negócio pensando em médio e longo prazo.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.