O que é uma franquia home based?

Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de adotar as medidas de restrições sociais, muitas empresas optaram por investir em Franquias Home Based. Mas como funciona esse modelo de negócio?

FDR Responde: O que é uma franquia home based?
FDR Responde: O que é uma franquia home based? (Imagem: Montagem/FDR)

No home based os franqueados não precisam possuir uma loja física. Dessa maneira, o investimento inicial é muito baixo. Esse fator tem atraído muitos investidores, principalmente a chegada da pandemia no Brasil.

Esse modelo é diferente do Home Office, já que, mesmo tendo a casa como base de uma franquia, permite que os negócios sejam realizados em outros ambientes. Assim, a comercialização do produto ou serviço não precisa ser em um ambiente físico, mas pode acontecer online ou de “porta em porta”.

Essa facilidade reflete no baixo investimento e, por esse motivo, na alta taxa de crescimento. O setor teve um crescimento de 10,7% em 2021, comparado ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O faturamento em 2020 foi de R$ 53,9 bilhões e em 2021 aumentou para R$ 56,6 bilhões. Só no quarto trimestre de 2021, o crescimento foi de 5%. Segundo a ABF, todos os 11 segmentos de atuação da franchising tiveram resultados positivos.

Crescimento no número de franquias home based

O setor de franquias registra um crescimento contínuo, fazendo com que o mercado brasileiro seja um dos mais estáveis do mundo. De acordo com a ABF, o setor teve uma alta de 9% no crescimento de unidades franqueadas em comparação a 2020.

Outro ponto positivo é que entre 2019 e 2021 o mercado de franquias gerou 3,9% dos empregos criados no Brasil. Só no ano passado, o setor criou 1.411.319 vagas de trabalho, de acordo com os dados da ABF.

Vantagens do home based

Sem dúvidas, a principal vantagem é o baixo custo para o investimento, já que o franqueado não precisa gastar com aluguel. Ainda nesse cenário, não precisa gastar com estrutura e impostos relacionados ao comércio físico.

Aqueles que adotam esse modelo de trabalho afirmam que o home based permite a flexibilidade de horário. Com isso, é possível adotar um estilo de vida mais próximo da família, com tempo para descansar e realizar objetivos pessoais.

Em contrapartida, para empreender neste modelo de franquia é necessário ter muita disciplina e dedicação. Assim, esses dois comportamentos são essenciais para o sucesso do investimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.