Um estudo realizado pela Akamai Technologies, empresa de cloud e cibersegurança, juntamente com a Cantarino Brasileiro, revelou que os bancos digitais vem ganhando terreno no país. A pesquisa entrevistou cerca de mil brasileiros para compreender seus principais hábitos como clientes bancários em todo o Brasil.
A pesquisa “A experiência dos clientes dos principais bancos brasileiros em 2022” mostrou que 70% dos entrevistados tem conta em bancos tradicionais e também em bancos digitais.
Quando esta pesquisa foi feita em 2020, a porcentagem era de somente 37%. Por outro lado, a quantidade de clientes que tinham conta apenas em banco tradicional caiu, de 57% em 2020 para 21% em 2022.
Com isso, é possível notar a forte tendência do consumidor em incorporar o digital no seu dia-a-dia. O crescimento do digital é esperado e observado ano a ano, mas, o que surpreende é que 3% dos que tinham conta apenas em banco digital, acabaram também adotando uma conta em um banco tradicional neste ano, algo que não havia sido visto nos anos anteriores.
Na visão de Claudio Baumann, Diretor Geral da Akamai Technologies para América Latina, as facilidades proporcionadas pelos bancos digitais são os diferenciais que favorecem o movimento de migração. “A comodidade que a tecnologia possibilita é de fato um elemento que gera vantagem na hora de comparar e escolher. Poder controlar o acesso aos seus dados pela palma da sua mão acaba conquistando o público, principalmente os mais jovens” explica Claudio.
Apesar do crescimento na adoção de contas em bancos digitais, os tradicionais ainda dominam o mercado, sendo a conta principal de 66% dos entrevistados, apenas 34% dos clientes declaram ter a sua conta principal em um banco digital. Um fator diretamente relacionado com a escolha é a faixa etária do utilizador. O relatório também revela que em relação aos 66% que optam pelo branco tradicional como conta principal, 79% têm mais de 40 anos.
Entre os adeptos dos bancos digitais, o serviço preferido é o do PIX e o menos utilizado é o de conta poupança. Já entre os bancos tradicionais, o serviço com maior número de clientes utilizando é o de cartão de débito e o com menor volume de uso é o de investimentos diversos.
A pesquisa revelou que, quando se trata de poupança, o brasileiro ainda prefere deixar o dinheiro guardado num banco tradicional, em média 17% dos que usam bancos tradicionais utilizam a poupança, enquanto nos digitais é apenas 5%. A conta corrente também ainda é um serviço mais usado nos bancos tradicionais (16%) do que nos digitais (14%).
Akamai
A Akamai potencializa e protege a vida online. As principais empresas do mundo escolhem a Akamai para criar, entregar e proteger suas experiências digitais, ajudando bilhões de pessoas a viver, trabalhar e jogar todos os dias.