No próximo dia 2 de outubro acontece o primeiro turno das eleições 2022, o que tem sido motivo de ansiedade para os eleitores. Serão cinco cargos a serem escolhidos, entre deputados estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador do estado e presidente da República. É comum que nesta época as pesquisas de intenção de votos aumentem, mas elas são mesmo confiáveis?.
As pesquisas de intenção de votos têm dado um pequeno spoiler sobre o que esperar do resultado das eleições 2022. A divulgação oficial sobre os deputados, senadores, governadores e presidente eleito será feita a partir das 17h no dia 2 de outubro conforme apuração nas urnas eletrônicas. Mas, antes disso, com base nas pesquisas a população consegue saber quem são os candidatos preferidos dos eleitores.
Os institutos que realizam essas pesquisas não conseguem entrevistar toda a população brasileira, ou os 156 milhões de eleitores aptos ao voto em 2022. Por isso, selecionam um pequeno grupo, normalmente de pelo menos 2 mil pessoas, e fazem os questionamentos. Justamente por isso existe a margem de erro, que entra como uma “possibilidade de equívoco”.
Se a margem de erro for de 2% isso significa que um candidato X que obteve 39% da preferência, pode ter na verdade entre 37% a 41%, porque esta é uma margem que vale tanto para mais quanto para menos no resultado final. Vale a pena ficar de erro nesta questão porque alguns candidatos podem estar tecnicamente empatados devido a esta margem.
Cada instituto possuí o seu método de realizar as entrevistas, o formato do questionário, e a metodologia. O que não significa que isso é um erro, mas uma variação. Por isso, na prática, as pesquisas de intenção de votos são seguras sim.
Pesquisas de intenções de votos para as eleições
Uma reportagem do Estadão analisou as pesquisas de intenções de votos das últimas eleições presidenciais. Em 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu o pleito, era ele quem ocupava o primeiro lugar nas pesquisas. Veja:
Pesquisa Datafolha em 4 de outubro de 2018 (1° turno)
- Jair Bolsonaro: 35%
- Fernando Haddad: 22%
- Ciro Gomes: 11%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
- Marina Silva (Rede): 4%
Pesquisa Ibope em 3 de outubro de 2018 (1° turno)
- Jair Bolsonaro: 32%
- Fernando Haddad: 23%
- Ciro Gomes: 10%
- Geraldo Alckmin: 7%
- Marina Silva: 4%
Realmente naquele ano disputaram o segundo turno Bolsonaro e Haddad, sendo que Bolsonaro foi eleito no dia 28 de outubro com 55% dos votos válidos, contra 45% do seu oponente.
Pesquisa para eleições de 2022
Nesta semana as pesquisas de intenções de votos para as eleições 2022 já divulgadas foram:
Pesquisa Datafolha em 29 de setembro (1° turno):
- Lula: 50% dos votos
- Jair Bolsonaro: 36% dos votos
- Ciro Gomes: 6% dos votos
- Simone Tebet: 5% dos votos
Pesquisa Banco Modal em 30 de setembro (1° turno):
- Lula: 43,6% dos votos
- Jair Bolsonaro: 40,5% dos votos
- Simone Tebet: 7,7% dos votos
- Ciro Gomes: 6% dos votos