ELEIÇÕES 2022: Quais devem ser a PRIORIDADES do novo presidente?

Pesquisa feita com adolescentes apontou qual deve ser a prioridade do presidente que será eleito nos próximos dias. As eleições 2022 são o centro de debates em todo o país; confira o resultado do levantamento.

ELEIÇÕES 2022: Quais devem ser a prioridades do novo presidente?
ELEIÇÕES 2022: Quais devem ser a prioridades do novo presidente?(Imagem: FDR)

No próximo domingo, 2, acontece o primeiro turno das eleições 2022, entender o plano de governo dos candidatos é essencial. Afinal, o presidente eleito ficará no poder pelos próximos quatro anos e será o responsável por importantes decisões em todas as esferas.

Prioridade presidencial

A Agenda 227, movimento da sociedade civil, realizou diversos grupos de discussão com aproximadamente mil jovens. A pesquisa aconteceu entre abril e maio desse ano e foi realizada pelo Grupo de Trabalho de Profissionalização e Acesso ao Mundo do Trabalho da Agenda 227, formado pela Unicef, América Solidária, Instituto Aliança com o Adolescente e Rede Cidadã; e contou com a participação de jovens de todas as regiões do país.

Como resultado, os 947 jovens apontaram que a prioridade do presidente eleito nesse ano deve ser a geração de emprego e renda e as políticas educacionais.

Segundo os participantes o novo governo deve investir em melhorar a qualidade do ensino da infraestrutura das escolas, na valorização dos professores e também deve ter atenção às ações de combate à discriminação.

Além disso, os participantes do grupo de discussão entendem que é necessário a criação de ações que levem oportunidades de trabalho para quem acabou de concluir o ensino médio; inclusive, a igualdade é um ponto importante para os jovens.

Aliado a esses pontos, também, segundo eles, é necessário combater o trabalho infantil e prevenir a violência; vale lembrar que a exploração do trabalho infantil é crime. No entanto, infelizmente, muitos adolescentes que deveriam estar na escola estão acordando todos os dias para trabalhar e ajudar suas famílias.

Iniciativas como o Programa Jovem Aprendiz foram criadas para irem de encontro a essas questões e diminuírem/extinguirem essa situação.

O levantamento não foi feito ao acaso, seu resultado será inserido no Plano País para a Infância e a Adolescência; o documento reúne 148 propostas e foi entregue aos candidatos à Presidência da República.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.