Onde será pago o ÚLTIMO lote da restituição do IRPF? Depósito acontece nesta sexta-feira (30)

Chegou o dia da Receita Federal depositar o último lote de pagamentos da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Este é o quinto pagamento do ano de 2022, e tem sido liberado para aqueles que enviaram a declaração dentro do prazo e sem nenhuma irregularidade. Quem não foi beneficiado neste lote tem grandes chances de ter caído na malha fina. 

Onde será pago o ÚLTIMO lote da restituição do IRPF? Depósito acontece nesta sexta-feira (30)
Onde será pago o ÚLTIMO lote da restituição do IRPF? Depósito acontece nesta sexta-feira (30) (Imagem: Montagem/FDR)

Nesta sexta-feira, 30, chega até 1.220.501 contribuintes o pagamento do último lote da restituição do IRPF. O total de recursos liberados desta vez é de R$ 1,9 bilhões. Desde a última sexta-feira, dia 23, o portal da Receita Federal deixou disponível a consulta para que os interessados verificassem se foram inclusos neste novo depósito.

Os pagamentos começaram em maio, ao todo foram cinco meses de depósitos, sempre no último dia útil do mês. O valor liberado pela restituição depende do que foi deduzido pelo contribuinte, isso porque quanto mais deduções forem inclusas, mais chances do valor a ser restituído subir.

A restituição do IRPF funciona como um troco dado ao cidadão, quando ele paga mais imposto do que o necessário. E quando a Receita Federal após analisar a declaração percebe que este indivíduo tem direito a alguns descontos, por isso, acaba devolvendo parte da quantia que ele pagou.

Consultar a restituição do Imposto de Renda

Ao consultar a restituição do Imposto de Renda o cidadão consegue verificar se foi incluso neste lote de pagamento, e a data de depósito. Caso não tenha sido incluso em nenhum mês, provavelmente caiu na malha fina e precisará apresentar uma declaração retificadora contestando essa decisão, para que só então tenha acesso aos valores.

Existem dois métodos de consultar a restituição do IRPF:

No site:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
  • Agora, escolha a opção “Consultar restituição” e depois “Iniciar”;
  • Informe: CPF, ano, data de nascimento e confirme;
  • O sistema vai informar a data de depósito do pagamento e se há valor a restituir.

No App Meu Imposto de Renda:

  • Acesse o aplicativo Meu Imposto de Renda e faça login;
  • Selecione “Consultar restituição”;
  • O sistema vai informar a data de depósito do pagamento e se há valor a restituir.

Onde vai ser depositada a restituição do IRPF?

Quem vai receber a restituição do IRPF neste mês, deve estar ciente de que o depósito da quantia será feito na conta corrente informada ao enviar a declaração. Nesta sexta-feira (30) o dinheiro já deve estar disponível na conta do cidadão.

Existe o prazo de 1 ano para que a quantia seja resgatada, caso passe esse período ou o contribuinte tenha direito a restituição, mas ela não tenha caído na sua conta, estes deverão procurar o Banco do Brasil.

A solicitação de resgate pode ser feita presencialmente, no site do BB, ou agendando pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]