Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja como contestar a Receita Federal

Pontos-chave
  • A Receita Federal encerra o pagamento da restituição do IRPF neste mês;
  • Todas as declaração que estavam corretas serão pagas até o dia 30;
  • Quem caiu na malha fina deve fazer a correção.

Nesta sexta-feira (23) a Receita Federal deixou disponível a consulta do último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este pagamento vai encerrar o calendário de cinco depósitos e saques que estão sendo distribuídos desde maio deste ano. O grupo que encerra o cronograma vai receber o dinheiro na conta na próxima semana, dia 30 de setembro.

Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja como contestar a Receita Federal
Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja como contestar a Receita Federal (Imagem: FDR)

Caso o contribuinte tenha efetuada a consulta da restituição do Imposto de Renda e não tenha sido contemplado, provavelmente a sua declaração caiu na malha fina. Nesse caso será preciso apresentar uma nova declaração com os dados todos corrigidos, contestando a decisão da Receita Federal e ficando em dia com as suas obrigações. Somente assim o dinheiro poderá ser liberado.

A Receita informou que neste último lote foram contemplados 1.220.501 contribuintes, com isso o pagamento de todas as restituições de 2022 que não apresentaram erros foi concluído. Apenas neste depósito que acontecerá em 30 de setembro foram liberados R$ 1,9 bilhão. O valor ficou dividido assim:

R$ 221 milhões para o grupo prioritário:

  • idosos acima de 80 anos (5.201 pessoas)
  • contribuintes entre 60 e 79 anos (36.492 pessoas)
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.247 pessoas)
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (15.378 pessoas)

Enquanto isso, R$ 1,16 milhão será depositado para quem não tem prioridade legal. Este pagamento também será de lotes residuais, isto é, de restituições de anos anteriores que não foram pagas porque o contribuinte caiu na malha fina. Depois de corrigir a sua declaração, ele passa a ter direito ao pagamento.

Como consultar restituição do Imposto de Renda

Quem não foi beneficiado nos lotes anteriores, pode consultar a restituição do Imposto de Renda para verificar se finalmente o dinheiro cairá na conta. Existem duas maneiras de fazer isso, sendo que o método que utiliza o site da Receita Federal é o mais simples.

No site:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
  • Agora, escolha a opção “Consultar restituição” e depois “Iniciar”;
  • Informe: CPF, ano, data de nascimento e confirme;
  • O sistema vai informar a data de depósito do pagamento e se há valor a restituir.

No aplicativo:

  • Acesse o aplicativo Meu Imposto de Renda e faça login;
  • Selecione “Consultar restituição”;
  • O sistema vai informar a data de depósito do pagamento e se há valor a restituir.

Não recebi a restituição do IRPF, e agora?

Caso não tenha sido incluso neste último lote de pagamentos da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte não vai receber o depósito na próxima sexta-feira (30). Isso significa que a declaração caiu na malha fina, provavelmente porque existem erros nos dados que foram enviados.

Outro motivo que incluí o cidadão na malha fina é ter sonegado imposto, ou seja, não ter declarado algo que adquiriu ou que vendeu. Ao fazer o cruzamento de informações em outros bancos de dados, a Receita Federal percebe que faltou incluir alguns valores importantes e deixa a declaração represada.

Em setembro a Receita vai emitir e enviar 444 mil cartas alertando o cidadão que ele caiu na malha fina. Tendo recebido essa notificação o contribuinte deve fazer uma declaração retificadora e enviar para o sistema que vai analisar novamente. Caso tenha direito e fazendo as correções devidas, o contribuinte é incluso em um lote residual da restituição do Imposto de Renda. 

Como contestar a decisão da Receita Federal

Para saber se caiu na malha fina e qual foi o motivo, o cidadão deve acessar o e-CAC, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, na aba “Processamento” escolha “Pendências na malha”. O processo de correção acontece logo em seguida.

Declaração retificadora:

Válida quando há erros de digitação, valores colocados errados, ou falta de informações. Neste caso:

  • Acesse o App Meu Imposto de Renda ou o programa do IRPF 2022;
  • Selecione a opção “Extrato de processamento” e escolha a declaração do ano a ser corrigido;
  • Agora, escolha “Retificação” e corrija todas as informações.

Quando o cidadão receber um termo de intimação fiscal:

  • Acesse o sistema e-Defesa, informar o seu CPF, o número do Termo de Intimação Fiscal e preencher o Termo de Atendimento da Intimação; ou
  • Acesse o sistema e-Processo, no e-CAC, e selecionar a opção Solicitar Serviço via Processo Digital Escolha a área de concentração: Malha Fiscal IRPF;
  • Selecione o serviço Atender Termo de Intimação;
  • Informe o número do Termo de Intimação Fiscal no campo correspondente;
  • Solicite a juntada do Termo de Atendimento da Intimação e dos documentos solicitados no Termo de Intimação Fiscal;
  • Os arquivos deverão ser separados por tipo. Exemplo: comprovante de rendimentos, comprovante de despesas médicas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]