A Receita Federal liberou as consultas ao quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2022. Nesta etapa, a estimativa é a de que 1.220.501 contribuintes sejam contemplados pelo montante de R$ 1,9 bilhão em recursos tributários excedidos.
Além do quinto lote da restituição do Imposto de Renda, o órgão anunciou que também irá liberar as consultas aos lotes residuais de anos anteriores. Em outras palavras, de contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas que já estão regulares perante o leão. Do valor total do lote, R$ 221 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal:
- Idosos acima de 80 anos (5.201 pessoas);
- Contribuintes entre 60 e 79 anos (36.492 pessoas);
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.247 pessoas);
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (15.378 pessoas).
Ainda serão contemplados cerca de 1,16 milhão de contribuintes não prioritários no quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda. E mesmo após a verificação o cidadão constatar que não consta no na folha de pagamento da Receita Federal, as chances dele ter caído na malha fina são grandes.
Nesta circunstância, o recomendado a se fazer é acessar o portal da Receita Federal e, caso a declaração não esteja liberada, será necessário retificá-la. A declaração tende a ser retida pelo Fisco quando ocorre o preenchimento errado das informações ou quando possui irregularidades.
Consulta da restituição do IR
O contribuinte que deseja realizar a consulta da restituição do Imposto de Renda deve seguir este passo a passo:
- Acessar o site: www.gov.br/receitafederal;
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
- Logo após, ir em “Consultar a Restituição”.
Pagamento da restituição do IR
Os depósitos da restituição do IRPF serão efetuados em conta corrente ativa, a mesma informada pelo contribuinte durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Na hipótese de qualquer inconsistência, o saldo ficará disponível no Banco do Brasil, cujo saque pode ser feito no prazo de um ano.
Neste cenário, é possível agendar o depósito dos valores através dos seguintes canais:
- Portal do Banco do Brasil;
- Central de Relacionamento do BB pelos telefones: 4004-0001 (capitais); 0800-729-0001 (demais localidades); e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Lotes da restituição do IRPF
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho (já pago);
- 3º lote: 29 de julho (já pago);
- 4º lote: 31 de agosto (já pago);
- 5º lote: 30 de setembro.