MEU INSS: siga esses passos para desbloquear seu EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Pontos-chave
  • Bloqueio e desbloqueio de crédito consignado podem ser feitos online;
  • Uma margem do consignado para o INSS ficou disponível;
  • Documentos devem ser enviados online.

Tem sido cada vez mais comum o relato de aposentados e pensionistas que têm empréstimo consignado contratado em seu nome, mas sem o seu consentimento. Além de bloquear o crédito usando a plataforma Meu INSS, também é preciso denunciar o erro do banco no Portal do Consumidor. Por outro lado, quem deseja solicitar o crédito pode autorizar a transação usando o mesmo canal.

FDR mostra como bloquear ou desbloquear benefício do INSS para contratar linha de crédito
MEU INSS: siga esses passos para desbloquear seu EMPRÉSTIMO CONSIGNADO (Imagem: FDR)

O Meu INSS reúne uma série de serviços da Previdência Social disponíveis de maneira online. Quando faz login o aplicativo ou site, o trabalhador, aposentado e pensionista, passa a ter acesso as ferramentas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma mais prática e em um único lugar. Entre essas opções está a de administrar a contratação de empréstimo consignado.

Desde 16 de setembro foi liberada a nova margem de consignado para INSS, passando a ser de 35% para o crédito financeiro e de 5% para o cartão de crédito consignado. Na prática, permitirá que o valor a ser recebido em um novo crédito pelo cidadão seja maior do que o disponível atualmente.

No caso do cartão de crédito, quando o valor da fatura exceder 5% do salário, a quantia que não for debitada da conta do trabalhador deverá ser paga pelo cidadão com possibilidade de aplicação de juros caso haja atraso. Por isso é interessante ficar sempre de olho no quanto está sendo gasto.

Consulte novo limite de empréstimo pessoal

Fica autorizado que o cidadão consulte no Meu INSS quanto poderá comprometer do seu salário para a contratação de empréstimo pessoal, usando a nova margem. A expectativa é que no máximo até a última semana do mês de setembro o sistema já esteja totalmente atualizado, caso o cidadão ainda esteja encontrando a informação anterior.

A consulta funciona assim:

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • Na barra do Menu selecione “Extratos”;
  • Agora, escolha “Extrato de empréstimo”;
  • Confira os empréstimos que foram contratados em seu nome, e quanto há disponível de margem para contratação de um novo crédito.

Caso queira, o cidadão poderá emitir essa informação em arquivo PDF para compartilhar com instituições bancárias ou com quem quiser.

Quem pode pedir pelo desbloqueio do empréstimo consignado?

De acordo com o próprio sistema do Meu INSS, o desbloqueio do empréstimo consignado somente ficará disponível quando o cidadão cumprir com requisitos com:

  • O benefício for concedido há menos de 90 dias (três meses); ou
  • A pessoa pediu pela transferência do benefício há menos de 60 dias.

Nesta operação o banco vai descontar diretamente do salário do benefício a parcela de pagamento do empréstimo. Por isso, costuma liberar o crédito para quem tem auxílio vitalício, como aposentadoria e pensão por morte, por exemplo. A taxa de juros é de no máximo 2,14% ao mês, variando a cada banco.

Como desbloquear empréstimo no Meu INSS

Quem deseja solicitar empréstimo consignado em uma agência bancária, deve primeiro solicitar o desbloqueio da conta no Meu INSS. Dessa forma, o banco ficará por dentro dos limites e do rendimento do cidadão. Funciona assim:

  • Acesse o Meu INSS e faça login;
  • Selecione “Novo pedido” e digite “Desbloqueio do empréstimo”;
  • Clique sobre “Bloqueio e desbloqueio de empréstimo”;
  • Confirme as informações;
  • Envie os documentos solicitados em PDF ou por foto.

O INSS terá o prazo de 30 dias para responder se será possível liberar um crédito financeiro para o cidadão. Para consultar o resultado, dentro deste prazo acesse o Meu INSS e selecione “Consultar pedidos”.

Documentos necessários

Online, quando for solicitar o desbloqueio ou bloqueio do crédito consignado, o cidadão vai precisar enviar ao Meu INSS uma série de documentos. Quem contar com o auxílio de um procurador também vai ter de enviar os comprovantes relativos a procuração. São eles:

  • Documento de identificação com foto do titular do benefício;
  • Documento de identificação com foto do procurador, ou do representante legal, caso seja necessário;
  • Procuração;
  • Termo de responsabilidade para procurador.

Fica claro que aqueles que não contam com um procurador, ou seja, respondem por si, deverão enviar apenas um documento de reconhecimento com foto. Além de informar no aplicativo ou site: informações de contato, e-mail e número do benefício.

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]