Segurados do INSS podem solicitar NOVO CARTÃO para ter acesso ao consignado

Os bancos estão autorizados a oferecer o cartão consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com um novo limite. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de setembro, mas que passou a valer no dia 19 do mesmo mês, os segurados podem comprometer 45% da sua renda com empréstimo consignado. 

INSS: conheça 14 doenças que podem liberar um BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO
Segurados do INSS podem solicitar NOVO CARTÃO para ter acesso ao consignado (Imagem: FDR)

Desde segunda-feira (19) a nova modalidade de consignado pelo cartão para segurados do INSS já está valendo. A oferta vai depender de cada instituição bancária depois de uma análise do perfil do pensionista a fim de evitar superendividamento, conforme informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). 

Desde agosto deste ano uma nova margem de empréstimo consignado para o INSS já estava valendo. Dos 40% disponíveis, 35% poderiam ser usados para contratar empréstimo e outros 5% para cartão de crédito. A novidade agora é a soma de mais 5% de margem para o cartão do benefício, totalizando 45% de margem.

Representando o segundo aumento seguido para o crédito consignado deste público. Na prática, isso significa que aposentados e pensionistas poderão comprometer até 45% da sua renda vinda da Previdência com a contratação do empréstimo, mais o uso do cartão.

A medida, no entanto, recebe críticas dos especialistas que acreditam que desta forma pode haver mais endividamento das famílias e dos aposentados. Por isso, recomendam que o valor somente seja contratado caso o cidadão queira usá-lo para pagar uma dívida maior, e não para adquirir mais dívida.

O que está se vendo é uma farra em permitir que os bancos aumentem cada vez o risco de endividamento do aposentado, mesmo aquele que só ganha um salário mínimo por mês [R$ 1.212]. Na minha opinião, não estão pensando nos aposentados, mas nos lucros dos bancos“, afirma Rômulo Saraiva, advogado especializado em Previdência e colunista da Folha.

Cartão consignado do INSS

No máximo até a próxima semana a nova margem do cartão consignado do INSS poderá ser consultada no site ou aplicativo Meu INSS, segundo informações da Previdência. O produto é mais benéfico do que os outros porque:

  • Não possuí anuidade;
  • Disponibilidade de saque em dinheiro de até 70% do limite do cartão;
  • Oferta obrigatória de seguro de vida, auxílio e assistência funeral gratuitos;
  • Desconto em farmácias;
  • Até 40 dias para pagar a fatura.

O valor da fatura é descontada diretamente do salário do segurado, mas caso o valor exceda 5% da renda do aposentado ou pensionista, deve ser pago de forma separada. Se o pagamento excedente não for quitado, há cobrança de taxa de 3,06% ao mês, obedecendo aos juros máximos definidos pelo INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com