Nova SELIC será divulgada pelo BANCO CENTRAL. Saiba como ela afeta seu bolso

O anúncio da conclusão da sexta reunião anual do Comitê de Política Monetária do Banco Central traz um novo valor para a Selic, taxa básica de juros no país. É esperado um novo aumento nesse valor, porém inferior ao acréscimo dado nas últimas reuniões. A divulgação desta decisão deverá acontecer em breve.

Nova SELIC será divulgada pelo BANCO CENTRAL. Saiba como ela afeta seu bolso
Nova SELIC será divulgada pelo BANCO CENTRAL. Saiba como ela afeta seu bolso (Imagem: Montagem/FDR)

Essa taxa básica de juros é utilizada na compra e venda de títulos públicos que são negociados pelo Tesouro Nacional, dentro do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). É através dessas negociações que o Banco Central busca manter as taxas da inflação no intervalo pré-determinado em reunião. 

Durante o último encontro do Comitê, que aconteceu em agosto, a taxa Selic sofreu um aumento de 0,5%, o que aumentou seu valor para os 13,75% atuais. Porém, um comunicado feito após esta reunião declarou que a expectativa do aumento proposto para a reunião atual, seria de 0,25

Os votantes ainda se mostram em dúvida se esse aumento deve ser colocado em prática. Já que a esperança do mercado financeiro é que a taxa básica termine o ano no valor atual de 13,75%.

Vale salientar, que o Comitê de Política Monetária do Banco Central ainda terá mais dois encontros para reajuste do valor neste ano, sendo um em outubro e outro em dezembro.

Como a SELIC influi nos gastos da população

Na prática a variação da taxa básica de juros determina a facilidade ou dificuldade no aumento de poder de compra da população. A Selic é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para controlar, de forma indireta, os gastos da população.

Essa delimitação no empreendimento orçamentário, em larga escala, auxilia a manutenção da inflação dentro da expectativa e dos limites criados. A subida e descida da taxa é utilizada para remediar o disparo dos preços.

Um é a mudança na taxa de juros que ocorre quando é solicitado um empréstimo. Se o valor da Selic estiver alto, o pagamento a ser feito no vencimento desse empréstimo será mais alto do que se a mesma taxa estivesse valendo menos. Os empréstimos bancários levam outros fatores em consideração, mas a Selic é um dos principais. 

Quando o Comitê de Políticas Monetárias aumenta essa taxa básica de juros, a intenção é resfriar o mercado que pode estar super aquecido e entrando em desequilíbrio.

Com juros muito altos a população tende a gastar menos e poupar mais, o que diminui o fluxo de caixa na economia e facilita o controle da inflação. Já quando o Copom diminui a Selic, é uma forma de deixar o crédito mais acessível, incentivando as compras e pedidos de empréstimo, reaquecendo a economia do país. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Thaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.