Mercado projeta NOVOS cenários para o Brasil após as Eleições

Ainda neste ano, existem boas perspectivas para o cenário econômico do Brasil, como a redução do desemprego e alta do PIB. Porém, ainda há pontos de atenção. As previsões foram citadas pelo CEO e CIO da Verde Asset, Luis Stuhlberger, e o cofundador e sócio da eB Capital, Pedro Parente.

Mercado projeta NOVOS cenários para o Brasil após as Eleições
Mercado projeta NOVOS cenários para o Brasil após as Eleições (Imagem: Montagem/FDR)

Apesar das previsões positivas na área financeira do Brasil, o Stuhlberger comentou que “o que é mais preocupante do lado ruim é a gente ter ficado refém do populismo. Ele citou a “austeridade fiscal e o teto de gastos como inimigo público do Brasil.

As afirmações foram realizadas nesta terça-feira (20), durante o MKBR22, evento organizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e pela B3.

Stuhlberger afirma que, quando foram realizadas as reformas de Michel Temer e Jair Bolsonaro, houve a promessa de que “passaríamos por momento difícil e depois iríamos crescer”. Contudo, “como crescimento não veio, hoje ficou isso de que governar é gastar.

Possíveis novos cenários para o Brasil após as Eleições

Segundo o executivo, caso Luiz Inácio Lula da Silva saia vencedor das Eleições 2022, planeja reativar investimentos públicos. No passado, o petista já adotou medida semelhante. Atualmente, o candidato do PT vem liderando as pesquisas de intenção de voto.

Eleições 2022: Quem é o candidato 'queridinho' dos empresários brasileiros?

Parente, por sua vez, destacou o perigo da normalização de desvios, que tem se tornado naturais, até ficarem muito grandes. Neste sentido, o executivo cita o orçamento secreto. “Como é aceitável isso? No meu tempo, se saia preso”, exclamou.

Brasil pode chamar a atenção de investidores estrangeiros

Os dois debatedores concordam que o Brasil pode voltar a se destacar entre os investidores estrangeiros. Em caso de eleição de Lula, o cofundador da eB Capital acredita que deve melhorar o relacionamento com a China.

O executivo ressalta que isso é algo de extrema relevância. Isso porque “o Brasil vive um momento que tem oportunidade única, a luz da guerra entre Rússia e Ucrânia, de recuperar a atratividade do Brasil como escolha de investimentos”.

Já na visão do CEO da Verde Asset, se Lula se tornar o novo presidente, o aceno moderado com a China pode representar ganhos para o Brasil.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile