Alok já PERDEU 30% na Bolsa, mas APRENDIZADOS ajudaram na RECUPERAÇÃO

Pontos-chave
  • Alok chegou a registrar perda considerável na bolsa de valores;
  • O artista possui contato com o dinheiro desde jovem;
  • O DJ recomenda a diversificação para ter segurança no investimento.

Além da área musical, o DJ Alok também vem explorando o mercado financeiro. Em entrevista ao E-Investidor, o artista brasileiro revela que, na área pessoal, gosta de se aventurar na área dos investimentos alternativos. Ele já chegou a registrar perdas na bolsa de valores.

Alok já PERDEU 30% na Bolsa, mas APRENDIZADOS ajudaram na RECUPERAÇÃO
Alok já PERDEU 30% na Bolsa, mas APRENDIZADOS ajudaram na RECUPERAÇÃO
(Imagem: Montagem/FDR)

Na bolsa de valores, o DJ Alok chegou a perder 30% ao tirar parte dos ativos da carteira. A bolsa faz parte dos investimentos de renda variável, que oferecem maior risco aos investidores. Devido a isso, são maiores as possibilidades tanto de lucro quanto de prejuízo.

Segundo o famoso DJ, quando ele deseja realizar uma movimentação não alinhada com as recomendações da empresa, faz como pessoa física.

Além do lado pessoal, Alok administra diversas companhias que abrangem projetos sociais, produção e shows, games, relacionamento com marcas, negócios ambientais e uma gravadora.

Como modo de equilibrar os empreendimentos, Alok possui uma equipe para realizar a gestão individual de cada uma das frentes.

Bolsa de valores vem sendo aplicada por milhões de pessoas além de Alok

Ao longo do tempo, além de Alok, outras pessoas também vêm se aventurando nessa opção de renda variável. Na bolsa brasileira, a B3, o número de investidores já chegou a 5 milhões. Essa marca foi registrada em janeiro deste ano.

A bolsa de valores é o ambiente onde acontecem as negociações financeiras. Neste mercado, os investidores podem aplicar em ativos como ações de empresas e títulos de renda fixa, por exemplo.

No passado, era muito mais complicado fazer parte deste mercado. Devido a isso, o acesso à bolsa de valores era mais restrito aos grandes investidores. Com o tempo, o processo foi se tornando facilitado — e muitas pessoas conseguem investir com valores menores.

A negociação na bolsa de valores acontece por intermédio de corretoras. Por meio dessas empresas, os investidores ainda podem contar com outros produtos e serviços, como o home broker, orientações de aplicações, relatórios, entre outros.

Ou seja, para investir na bolsa de valores, o interessado deve abrir conta em alguma corretora. O passo seguinte é transferir valores para essa conta. Este dinheiro poderá ser usado para a compra de ativos presentes na bolsa.

Alok tem relação com dinheiro desde jovem

O DJ Alok recebeu seu primeiro cachê aos 12 anos, quando passou a tocar. Na infância, o artista revela que nunca teve educação financeira e gastava mais do que recebia. Ele ainda explica que não guardava dinheiro — e investiu valores em seus projetos e objetivos.

Quando realizou a primeira reserva financeira, Alok revela que “deu tudo errado”. Ele comprou um carro, mas levou um golpe. Essa foi a primeira vez que viu o “dinheiro indo embora”. Em outra tentativa de guardar dinheiro, o DJ perdeu todos os valores novamente.

Alok afirma que a educação financeira ensina a se programar desde cedo para fazer uma gestão da nossa vida. Ele ainda revela que começou a se organizar quando alguém lhe chamou a atenção.

O momento em que Alok entendeu que precisava melhor administrar as finanças

Ao ser perguntado sobre o momento em que compreendeu que o caixa estava aumentando e deveria administrar as finanças, Alok alega que esse movimento foi coletivo. Ao mesmo tempo em que o faturamento estava alto, os gastos também seguiam essa direção.

Aos poucos, ele foi compreendendo e modulando os investimentos conforme as necessidades. Em meio a isso, ele passou a montar um reserva para aportes mais fortes.

Aprendizados fizeram Alok recuperar o controle financeiro
Aprendizados fizeram Alok recuperar o controle financeiro (Imagem: Montagem/FDR)

A grande lição de Alok com a trajetória com dinheiro

A principal lição relativa ao dinheiro de Alok é que não podemos contar com um cenário otimista e precisamos pensar que o mercado é instável.

Ao considerar a bolsa de valores, o DJ ressalta a importância de aplicar em companhias boas — “e não em quem está em alta em um determinado momento”.
Alok diz não acreditar “em fórmula mágica”. Diante disso, o artista recomenda desconfiar de quem vende retornos com facilidade.

Para quem deseja realizar uma aplicação que seja segura, a recomendação do DJ é efetuar de modo bastante diversificado. “Infelizmente, eu aprendi da pior forma”, lamenta.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.