Nesta quinta-feira (15), o ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo, concluiu sua atualização de software. A rede blockchain alterou o sistema para um mais econômico e mais sustentável economicamente. A novidade ainda conta com maior capacidade de expansão.
Segundo o cofundador da ethereum, Vitalik Buterin, informou que a atualização de modelo estava sendo considerada desde quando a segunda maior criptomoeda do mercado foi lançada, em 2014. No entanto, houve um adiamento por conta da complexidade técnica envolvida.
Anteriormente, a criptomoeda funcionava por meio de mineração. Este é um método de cadastro e validação de operações informáticas, mas com maior gasto energético.
A atualização, também chamada de Merge, alterou os computadores que demandavam mais energia — utilizados para a solicitação de transações na rede — por uma configuração com menos gasto energético.
Por conta da alteração, a criptomoeda deverá reduzir o consumo energético em aproximadamente 99%.
A atualização de software não modifica a experiência do usuário final na rede blockchain. Além disso, a novidade tende a otimizar futuras atualizações.
A fusão representa um grande teste para o mercado de moedas digitais. Isso acontece após a queda generalizada dos ativos recentemente, que afetou a confiança no mercado.
Atualização de criptomoeda deve reduzir consumo energético mundial
De acordo com o pesquisador da Fundação Ethereum, Justin Drake, a atuação de software da criptomoeda contribuirá para a redução no consumo energético mundial em 0,2%. Este valor representa o consumo anterior da rede.
O cofundador da rede blockchain destaca que este “é o primeiro passo na jornada do ethreum para se tornar um sistema muito mais maduro”.
De qualquer forma, o executivo alega que “ainda há muito o que fazer”. Ele declara a necessidade de “escalar, consertar a privacidade e deixar mais seguro para usuários comuns”.
“Para mim, a fusão simboliza a diferença entre um ethereum em estágio inicial e o ethereum que sempre desejamos”, prossegue.
O ethreum abrange aproximadamente 3,5 mil aplicativos de tecnologia distribuída. O ecossistema conta com bilhões de dólares em transações. Deste total, somente, com negócios com a criptomoeda ether, são aproximadamente US$ 20 bilhões diariamente.
Dentro da rede, o valor de mercado de todas as criptomoedas nativas chega a US$ 193 bilhões.