Existe um percentual CERTO para começar a INVESTIR?

Quando uma pessoa decide investir, surgem diversas dúvidas, entre elas qual seria o percentual certo de renda para começar. A resposta para esta questão é que não existe uma fórmula pronta do que se deve fazer quando falamos de finanças pessoais. Fora isso, cada pessoa tem uma experiência ou objetivo a ser alcançado. Desta forma, o que pode ser útil para alguns pode não funcionar para outros. 

Quanto devo investir de início?

Neste sentido de não existir ume regra pronta, iremos apontar diferentes cenários para poupar de 10% a 40% da renda. Quando optamos por guardar 10%, a finalidade é a de começar a aprender a poupar dinheiro e investir. Este montante não é grande e pode facilitar o processo de aprendizado. No entanto, é importante ir aumentado este percentual com o passar do tempo, sempre que for possível.

No caso de quem deseja poupar 20%, é importante observar detalhadamente sua renda e também o período que quer deixar este dinheiro junto. É importante destacar que quanto mais tempo você poupa o dinheiro, mais os juros serão favoráveis para você.

Já para aqueles que querem investir 30% da renda, saiba que é muito maias fácil atingir a independência financeira deste modo. No entanto, não é fácil poupar este montante mensalmente. Neste sentido é importante ter outras fontes de renda e fazer boas escolhas de investimentos.

Este último patamar de investimento de 40% é o valor máximo recomendado para poupar. Para guardar esta alta porcentagem é preciso ter um renda grande, assim você não compromete sua qualidade de vida. 

GUIA (super) BÁSICO pra começar a investir com POUCO DINHEIRO!

Onde encontrar opções de investimento?

Confira algumas dicas de onde encontrar investimentos, mesmo para investidores iniciantes e até para os mais experientes.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile