Por oito semanas consecutivas, o Ifix, o índice dos fundos imobiliários mais negociados na bolsa de valores brasileira, registrou alta. Apesar da tendência positiva há um tempo, ainda existem oportunidades de investimento, segundo especialistas ouvidos pelo programa Liga de FIIs, do InfoMoney.
Em agosto deste ano, o Ifix apresentou o melhor resultado deste ano, com alta de 5,76%. O índice dos fundos imobiliários mais negociados na bolsa de valores foi beneficiado pela performance dos fundos de “tijolo”, que aplicam em imóveis diretamente.
A pandemia de coronavírus afetou fortemente os fundos imobiliários — principalmente os de shopping e de escritórios. Apesar disso, a queda recente da inflação e a expectativa de fim do ciclo de aumento dos juros vem chamando a atenção do mercado para essa aplicação de renda variável.
Os fundos imobiliários representam conjuntos de investidores que juntam valores, com a proposta de realizar investimentos no setor imobiliário. Nesta modalidade, um gestor profissional fica responsável pela escolha dos ativos imobiliários ou imóveis que integrarão o fundo.
Por meio deste tipo de aplicação, os investidores conseguem aplicar em imóveis — sem a necessidade de comprar os bens diretamente. A compra dos ativos acontece na bolsa de valores.
Fundos imobiliários vistos como oportunidades para o momento
No entendimento da analista da XP, Maria Fernanda Violatti, e o economista do Clube FII, Wellington Carvalho, ainda existem oito fundos imobiliários ainda descontados. Estes investimentos ainda possuem um potencial positivo de valorização no médio e longo prazo.
Para a escolha dos fundos imobiliários, os especialistas consideraram a taxa de retorno com dividendos (dividend yield) das carteiras nos últimos 12 meses e o P/VPA (preço sobre valor patrimonial) — que é um indicador utilizado para avaliar o desconto oferecido pelo ativo.
Estes são os descontos na cota dos fundos imobiliários:
- JS REAL ESTATE MULTIGESTÃO (JSRE11): 25%
- PÁTRIA LOGÍSTICA (PATL11): 18,3%
- CSHG REAL ESTATE (HGRE11): 13,5%
- VINCI IMÓVEIS URBANOS (VIUR11): 13,2%
- HSI MALLS (HSML11): 8,2%
- TELLUS PROPERTIES (TEPP11): 8%
- VBI LOGÍSTICO (LVBI11): 3,1%
- HEDGE BRASIL SHOPPING (HGBS11): 3%
Já estes são os dividend yield dos fundos imobiliários nos últimos 12 meses:
- JS REAL ESTATE (JSRE11): 7,2%
- PÁTRIA LOGÍSTICA (PATL11): 8,6%
- CSHG REAL ESTATE (HGRE11): 7,7%
- VINCI IMÓVEIS URBANOS (VIUR11): 10,3%
- HSI MALLS (HSML11): 7,7%
- TELLUS PROPERTIES (TEPP11): 7,1%
- VBI LOGÍSTICO (LVBI11): 7,7%
- HEDGE BRASIL SHOPPING (HGBS11): 7,4%
Confira a calculadora de investimento do FDR: