A Meta, dona do WhatsApp, pretende permitir transferências entre pessoas físicas e jurídicas. Para isso, a companhia firmou uma parceria com a Cielo, empresa de maquininhas, para prestação de serviços de captura e processamento entre pessoas físicas e comércios via WhatsApp Business.
Caso a medida seja adotada em definitivo, os consumidores poderão, por exemplo, usar aplicativos de mensagens — como o WhatsApp — para realizar pagamentos a estabelecimentos comerciais. Esta transferência poderá ser por meios como cartões de crédito e débito.
Segundo a empresa de maquininhas, a disponibilização ao público de transações via WhatsApp nessa modalidade é uma decisão que cabe à Meta. A medida também depende de realização de testes com usuários e estabelecimentos comerciais — além de aprovações regulatórias.
A Cielo destaca que continuará prestando serviços de transferência de valores entre pessoas físicas, que já estão disponíveis pelo WhatsApp. O anúncio da parceria com a Meta foi realizado na última sexta-feira (9).
Em comunicado, a Meta informa que a parceria com a Cielo é a primeira de várias que vem desenvolvendo com parceiros locais. Ao mesmo passo, a empresa de Mark Zuckerberg alega que tem trabalhado para possibilitar que a população compre de companhia no Brasil via WhatsApp.
O acordo não prevê uma exclusividade. Por conta disso, a dona do WhatsApp pode firmar acordos similares com outras companhias de pagamentos futuramente.
WhatsApp já permite transferências entre pessoas físicas
Atualmente, as pessoas físicas já conseguem realizar transferências bancárias via WhatsApp. O serviço foi liberado em maio do ano passado.
Por meio do WhatsApp Pay, as pessoas conseguem transferir valores sem cobranças de taxas. O aplicativo desenvolveu o serviço com a proposta de permitir transferências com a mesma facilidade que existe ao enviar fotos aos contatos.
Por meio do aplicativo de mensagens da Meta, as pessoas físicas conseguem enviar até R$ 1 mil por transação. Existe a possibilidade de transferir valores acima disso, mas em diferentes envios.
Por dia, cada pessoa consegue receber até 20 transferências. Tanto no envio quanto no recebimento, existe um limite de R$ 5 mil por mês.
As operações podem ser realizadas por meio de cartões de débito, pré-pago ou combo (que oferece a modalidade crédito e débito) de bancos e bandeiras válidos. Sendo assim, cartões de crédito não podem ser utilizados para essa opção existente no WhatsApp.