Em agosto, o financiamento de veículos totalizou a venda de 492 mil unidades, entre novos e usados. Em comparação ao mês anterior, as vendas financiadas de veículos aumentaram 12,7%. Os dados foram divulgados pela B3 na última sexta-feira (9).
No oitavo mês de 2022, o financiamento de veículos, que abrange autos leves, motos e pesados em todo o Brasil, teve o melhor resultado deste ano. Apesar disso, em relação a agosto deste ano, foi observada uma queda de 6,7% na venda financiadas de veículos.
O segmento com melhor resultado na base mensal foi o de motos, que teve uma melhora de 27,4% nas vendas. Em comparação a agosto do ano passado, o crescimento neste financiamento de veículos chegou a 20,1%.
No setor de veículos pesados, o financiamento de veículos apresentou elevação de 12,2% em relação ao mês anterior. Apesar disso, em comparação ao mesmo período do ano passado, o segmento teve uma redução de 12,9% nas vendas financiadas.
Já no segmento de autos leves, o crescimento no financiamento de veículos foi de 9,2% em relação a julho. Já na base anual, houve uma redução de 12%.
No acumulado deste ano, o financiamento de veículos totalizou a venda de 3,5 milhões de unidades. Isso representa uma redução de 10,2% em comparação ao mesmo período de 2021. Nesta base anual, houve uma redução de aproximadamente 400 mil unidades financiadas.
Fatores que contribuíram para o crescimento do financiamento de veículos
De acordo com a superintendente de Planejamento da B3, Tatiana Masumoto Costa, os grandes fatores que contribuíram para a elevação do financiamento de veículos foram o maior número de dias úteis em agosto e o crescimento do segmento de motos.
Segundo Tatiana, “o crescimento em todos os segmentos na comparação com julho mostra que o mês de agosto obteve o melhor resultado em 2022”.
O financiamento de veículos funciona como um empréstimo. Esta modalidade é oferecida às pessoas que gostariam de comprar um automóvel novo ou usado — mas não possui a quantia necessária para a compra à vista ou não tem condições de dar uma entrada considerável.
De modo geral, instituições financeiras, privadas e públicas oferecem essa modalidade de empréstimo. Em troca desse crédito, existe uma cobrança de juros.
Confira a calculadora de financiamento de veículo do FDR: