Está mais DIFÍCIL comprar carro financiado por conta DESSES motivos

A compra ou troca de carro é o sonho de muitos brasileiros que passam anos economizando e fazendo planos. Porém, vários motivos estão levando o consumidor a ter dificuldade em conseguir comprar o veículo financiado.

Está mais DIFÍCIL comprar carro financiado por conta DESSES motivos
Está mais DIFÍCIL comprar carro financiado por conta DESSES motivos (Imagem: Montagem/FDR)

Comprar um carro financiado é uma das formas mais usadas para conseguir adquirir o bem tão desejado. Porém, desde o início da pandemia de Covid-19 o consumidor está enfrentando dificuldades em conseguir o veículo.

Com a pandemia, o setor automobilístico enfrentou um desabastecimento mundial de peças essenciais para a construção dos veículos. Com isso, gerou o aumento nos preços dessas peças, devido à alta procura.

Esse cenário fez aumentar o preço dos automóveis. Somado a isso, a inflação e os juros altos, têm levado os consumidores à inadimplência. De acordo com Cassio Pagliarini, da Bright Consulting, a inadimplência no financiamento automotivo chega a 4,5%. 

Por esse motivo, as instituições bancárias estão mais criteriosas na aprovação de crédito. Segundo dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), sete em cada dez pedidos de crédito automotivo eram aprovados.

Porém, nos últimos meses, pouco mais da metade estão sendo aceitas. A compra de veículos por meio de financiamento já chegou a representar dois terços das vendas de veículos no passado. Hoje, não chega a 40% das operações. Assim, quem precisa de crédito acaba sendo prejudicado.

Taxa de juros alta dificulta comprar carro financiado

A taxa Selic em 13,7% tem elevado a taxa de juros. A maior taxa, de 27,2% ao ano, foi atingida em abril deste ano. De acordo com dados do Banco Central, em 12 meses os juros cresceram 5,9%.

“Definitivamente está mais difícil comprar um veículo novo, principalmente para quem precisa financiar: o preço e as taxas de juros subiram e o crédito está mais escasso”, afirma Pagliarini.

Com isso, os consumidores estão optando pela assinatura de veículos. Nesse formato, a pessoa usufrui do carro sem contrair uma dívida. Além disso, não é preciso a aprovação de crédito. 

O serviço de aluguel oferece as vantagens de ter um zero km sem os problemas de possuir um veículo. Assim, não precisam arcar com os custos burocráticos, manutenção, desvalorização e venda posterior.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.