Empresa já localizou R$ 204 bilhões em patrimônios de endividados

Em meio a situação atual do país não é difícil encontrar brasileiros que não estejam endividados. Apenas no mês de maio de 2022, foram detectados 66,6 milhões de devedores no país, segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.

Na maioria das vezes, conseguir recuperar os recursos cedidos aos endividados pelas instituições financeiras é um desafio. Neste sentido, as legaltechs, startups especializadas em soluções para o setor jurídico, vêm para ajudar os credores a tomarem as medidas jurídicas cabíveis para a recuperação de crédito, tanto na fase cautelar preventiva, quanto no processo de execução.

A Leme Inteligência Forense, que está no mercado há quase quatro anos e que possui  sede em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, conseguiu com uso da própria plataforma, auxiliar seus clientes a localizar em 30 meses 186 mil imóveis.

Isso representa, em média, R$ 204 bilhões em ativos patrimoniais, bens que foram identificados em nome dos targets principais de dívidas e em nome de terceiros, além disso, ainda auxiliou clientes a identificar valores em paraísos fiscais.

Para chegar a esse montante, a startup utiliza recursos tecnológicos que une inteligência artificial e big data. Após entender o que o cliente necessita, os dados são cruzados, organizados e sistematizados. “As nossas pesquisas são de fontes cujo acesso é público, legal.

O resultado é automatizado e rápido. O dossiê de indícios, por exemplo, realiza de forma automática busca em mais de 70 bases públicas, e fica pronto em até 24 horas”, afirma Valdo Silveira, CEO da startup.

Como funciona

Os clientes que desejam usar o serviço da startup,  tem a opção de contratar a plataforma e a consultoria. Neste caso, a Leme fica responsável por todo o processo, desde a pesquisa dos dados do target da dívida, varredura e levantamento de todas as estratégias e informações mais relevantes até o processo de execução, realizando a elaboração de relatórios para auxiliarem no direcionamento dos departamentos jurídicos dos clientes a escolherem as medidas mais adequadas.

Outra opção é o serviço de assinatura da Plataforma Busca de Ativos. A modalidade foi implantada na empresa em janeiro deste ano e inclui, entre as opções de ferramentas, o Dossiê de Indícios.

A expectativa da empresa é poder proporcionar ao mercado jurídico uma plataforma completa, onde o cliente possa realizar toda a gestão de suas investigações em um único lugar, possibilitando gerar escala em suas operações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.